Projeto agroBR amplia agenda em Dubai com visitas técnicas e degustação de cafés brasileiros
Comitiva de 22 empresários rurais também participou da feira World of Coffee
Brasília (22/01/2026) – O projeto agroBR levou nessa semana 22 empresários rurais do setor de café para uma missão internacional em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A programação incluiu visitas técnicas e rodadas de negócios com o objetivo de ampliar o acesso dos cafés brasileiros no Oriente Médio.
A iniciativa é promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A missão teve início no domingo (18), com a participação dos empresários em rodadas de negócios na “World of Coffee”, principal feira internacional de cafés especiais do Oriente Médio e porta de entrada para o crescente mercado da região e do Norte da África (MENA).
Na quarta (21), a comitiva se reuniu com o especialista em Consultoria Empresarial do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), Jassim Al Awadhi. No encontro, os produtores conheceram as facilidades para abertura de empresas no Emirado, entenderam o funcionamento das zonas livres existentes na região e a consultoria disponibilizada pelo governo local para investimentos de empresas externas.
A agenda também contou com visitas técnicas voltadas à avaliação sensorial dos cafés brasileiros. Na Grandmother Roastery, ainda na quarta (21), os grãos foram degustados e classificados por um especialista para verificar se os produtos estão adequados ao mercado dos Emirados Árabes Unidos.
Em visita à Nuova Simonelli, indústria italiana de máquinas de café, na quinta (22), os grãos brasileiros também foram testados tanto para preparo de expresso, quanto em máquinas tradicionais, com nova rodada de degustação e classificação.
Já no Museu do Café, o grupo foi recebido pelo CEO da World of Coffee, Khlaed Al Mulla.
Para o coordenador de promoção comercial da CNA, Rodrigo da Matta, a missão foi um sucesso. “No ano passado viemos com 9 empresários e neste com 22, o que demonstra o crescimento do interesse e a capacidade do produtor de compreender esse mercado”, disse.
Durante três dias, foram realizadas 255 reuniões, com a participação de compradores de mais de 50 países. “Os empresários saem cada vez mais satisfeitos das negociações e as visitas mostram caminhos para abrir representações em Dubai e avançar do ponto de vista comercial”, destacou.
Projeto agroBR leva empresários rurais aos Emirados Árabes Unidos
Missão do agroBR promove cafés brasileiros durante feira em Dubai