Logo CNA

Minas Gerais

Reaquecimento do mercado de flores em Minas
IMG 3927

Um dos setores que mais sentiu o impacto da pandemia de covid-19, o de eventos, também está voltando à ativa

24 de outubro 2022

Por: Flávio Christo, Sistema Faemg

A primavera é a estação das flores, mas não é apenas por conta deste período do ano que os floricultores estão otimistas. Um dos setores que mais sentiu o impacto da pandemia de covid-19, o de eventos, também está voltando à ativa. Uma ótima notícia já que, desde as paralisações do setor, produtores de flores amargaram prejuízos e passaram por tempos difíceis.

IMG 3847

De acordo com dados da CNA, o setor de flores movimentou cerca de R$ 11 bilhões em 2021. Neste ano, até setembro, foram quase R$ 8 bilhões em exportações, grande parte para Países Baixos, Itália e Estados Unidos da América. Os principais segmentos de atuação da atividade são para decoração, sendo o destino de quase 30% da produção. Autosserviço e paisagismo vêm em seguida, com 21% e 20% do mercado, respectivamente.

A retomada vem acontecendo aos poucos. Grande parte das vendas para decoração é destinada para eventos, como casamentos, formaturas, festas de 15 anos. Com o relaxamento das normas de isolamento social, avanço da vacinação e controle da pandemia, as vendas voltaram a crescer. “Diferente de outros ramos da agricultura, que produz alimentos, a produção de flores não é um serviço essencial às pessoas. Por isso, fomos um dos setores que mais sentiu o impacto da paralisação dos eventos”, disse Mário Raimundo de Melo, produtor de rosas de Barbacena. Ele está no ramo há 25 anos, tem 4 hectares plantados e está preparando o solo para expandir. Sua produção é de cerca de 150 mil dúzias por ano, e a ideia é aumentar. “Temos 12 variedades de rosas aqui na propriedade. Atualmente, estamos em processo para fechar um convênio com a cooperativa de Holambra (SP) e vendermos em parceria com eles”, afirmou.

MRIORA1

Mário Raimundo é um dos maiores produtores de flores de Barbacena e região

Festa das Rosas resgata otimismo

Realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, a 50ª edição da Festa das Rosas de Barbacena voltou a ser realizada após paralisação em 2020 e 2021. Diversos produtores de flores e plantas ornamentais da região estiveram presentes, em busca de aumentar as vendas e promover o reconhecimento de suas marcas.

Ralf de Araújo é de Barbacena e produz mudas de orquídeas. Ele disse que sentiu muito o impacto do mercado durante os dois últimos anos e seu principal objetivo na festa era divulgar o nome da sua empresa. “É claro que vender também é importante. Mas muito mais do que efetuar vendas, eu quero conhecer o mercado, ser conhecido e divulgar o meu produto. Eu trabalho a Cattleya Walkeriana , uma espécie muito apreciada no exterior, principalmente no Japão”, contou.

Ralf produz mudas de orquideas

Ralf produz mudas de orquídeas

Inovação

Raphael Fonseca, de Juiz de Fora, aproveitou a pandemia para investir em uma nova carreira. Ele e a família já tinham a produção de flores como renda extra, mas, durante o isolamento, viu o complemento se transformar na renda principal. “Foi bem difícil no início, o que nos salvou foram as vendas pela internet. Eu tinha algumas orquídeas no viveiro, mas não era uma grande produção. De 2020 para cá, percebi que o delivery de plantas era uma opção a ser explorada e decidi me dedicar”.

RAPHAE1

Raphael viu no mercado de flores uma nova oportunidade durante a pandemia

Já o Anderson Condé, de Desterro do Melo, é a prova de que dá para crescer durante crises. Ele cultiva suculentas e disse que as vendas on-line durante a pandemia dispararam. “Com as pessoas passando mais tempo em casa, voltaram seus olhos para o ambiente doméstico. Isso levou a um salto nas vendas de plantas, em especial as suculentas. Esses dois anos foram o boom desse mercado”, contou ele, que relatou também uma forte tendência de mercado com as chamadas urban jungle. “Para compor esses ambientes temos quadros vivos, plantas ornamentais, vasos e diversas opções para pessoas que pretendem deixar o ambiente delas com mais presença de natureza”, afirmou.

ANDERS1

Anderson Condé viu a venda de suculentas aumentar durante o período de isolamento

Respaldo para o produtor

O 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia, é de Barbacena, cidade reconhecida internacionalmente por sua produção de rosas. Atualmente a produção local é comandada por pequenas propriedades. “Os produtores aqui da região foram uns dos primeiros a sentir os problemas da pandemia. Muitos acabaram precisando cortar plantas e mudar de ramo. Avaliamos diversas formas de ajudar esses produtores. Muitos deixaram a atividade, mas os que permaneceram colhem agora os frutos com essa retomada do mercado, com muitas vendas para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Manter esses floricultores é importante até pela identidade da cidade. O Sistema Faemg está incentivando e promovendo a retomada do mercado para eles”, disse Renato.

IMG 4523

Festa das Rosas ajudou a reaquecer as vendas

A produção de flores, sendo característica marcante do Campo das Vertentes, vem se mostrando um setor que merece reconhecimento e apoio para seu desenvolvimento. Pensando nisso, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena, Rubens Lobato, afirmou que a instituição está de braços abertos para receber esses produtores. “A nossa rosa é reconhecida no mundo inteiro. Nossos produtores estão sempre em busca de se atualizar e encontrar novos mercados. Temos aqui diversas opções de programas que podem beneficiar esses floricultores, inclusive com a proposta de desenvolvimento de um grupo de assistência técnica e gerencial (ATeG) que possa atender a essa cadeia”, contou.

IMG 4511

Urban jungle é tendência em decoração