CNA realiza workshop internacional para pequenos cultivos
Evento para convidados ocorre na CNA
Brasília (28/07/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na segunda (28), o primeiro dia do Workshop Internacional “Farmácia Rural – Avanços, Desafios e Prioridades para Pequenos Cultivos”.
Os encontros para convidados acontecem até quinta (31). Especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais vão debater inovação, gestão e sustentabilidade na produção de pequenos cultivos.
Na segunda (28), a Minor Use Foundation tratou da construção de estratégias para ampliar o acesso a tecnologias e insumos voltados a pequenos cultivos.
Segundo Letícia Barony, assessora técnica de fruticultura, hortaliças e flores da CNA, o conceito de farmácia rural busca facilitar o acesso a produtos que protejam e auxiliem os cultivos.
“Abordamos o registro de defensivos para pequenas culturas como farmácia rural, pois são ferramentas essenciais para o produtor manejar a produção, garantindo alimentos seguros e de qualidade”, afirmou.
Para Anna Gore, diretora executiva da Minor Use Foundation, o workshop é uma oportunidade de alinhar prioridades regionais.
“Precisamos avançar no tema dos cultivos menores na América Latina. Quais são as nossas prioridades e como podemos, de forma colaborativa, fortalecer a agricultura? Essa é um ótimo momento para explorar essas questões”, questionou.
Lucia Maia, coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), destacou o papel estratégico dos pequenos produtores.
“É essencial garantir que pequenos produtores tenham saúde, força e qualidade de vida para alimentar o mundo. Eles preservam a herança cultural, movimentam a economia e são parte da identidade latino-americana. Precisamos construir soluções que aproximem a saúde das mãos de quem cultiva a terra”, disse.
A diretora técnica de operações da Minor Use Foundation, Veronica Picado Pomar, reforçou a importância da proteção das lavouras.
“Proteger os cultivos contra pragas e doenças é essencial para assegurar a produção de alimentos de qualidade. O objetivo é garantir segurança alimentar, sem exposição ou danos aos trabalhadores e sem impacto ambiental”, ressaltou.
O evento é realizado pela CNA juntamente com a Minor Use Foundation e apoiado por IICA, Fundo de Desenvolvimento de Padrões e Comércio (STDF) e Comitê Minor Crops Brasil.