Programas de promoção social em Santa Catarina atenderam 7.659 pessoas em 2016
Ações focaram principalmente os atendimentos na área da saúde rural
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) trabalha com três vertentes: Educação Profissional Rural, Assistência Técnica e Gerencial e Promoção Social. O objetivo é contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento sustentável, de competitividade e de avanços sociais no campo. Dentro da promoção social, em Santa Catarina, o SENAR atendeu 7.659 pessoas no meio rural em 2016.
Dando destaque à saúde de homens e mulheres, em 2016 foram atendidos 2.181 homens em 12 eventos do Programa Especial Saúde do Homem espalhados por todas as regiões do estado. Ao todo foram 60 horas de aula, 751 consultas com médicos do Sistema Brasileiro de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC) e 2.073 exames de PSA.
No Programa Especial Saúde da Mulher Rural foram desenvolvidos 11 eventos durante o ano, com 687 exames Papanicolau coletados. Além disso, 185 crianças foram atendidas no Espaço Lazer para que suas mães participassem do evento. A iniciativa envolve parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, Prefeituras e Secretarias de Saúde dos municípios.
"O número de produtores rurais atendidos pelos programas de promoção social demonstra a constante preocupação do SENAR/SC em promover a qualidade de vida no meio rural. Inúmeras doenças são evitadas ou diagnosticadas precocemente, tendo o seu tratamento adequado e sendo revertidas graças a conscientização oportunizada pelos programas de Saúde da Mulher e do Homem. Estamos satisfeitos com a grande adesão dos produtores e esperamos que em 2017 esses números cresçam cada vez mais”, relata o superintendente do SENAR-SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
SAÚDE DO HOMEM
O Programa Especial Saúde do Homem tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo, assim, para melhoria da qualidade de vida. O evento é desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, os Sindicatos dos Produtores Rurais e a SBU/SC.
De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a intenção é oferecer aos produtores rurais a possibilidade de participarem de um programa de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças urológicas que atingem o homem. “Queremos proporcionar um espaço de prevenção do câncer de próstata e de cuidados com a saúde dos homens do meio rural com mais de 45 anos”, destaca.
Os produtores têm acesso a palestras, coletas de sangue para os exames PSA e Colinesterase, consultas com médicos da SBU/SC, orientações odontológicas entre outras atividades voltadas para o autocuidado.
SAÚDE DA MULHER
Gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas comunidades, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitudes, favorecendo para uma melhor qualidade de vida são os objetivos do Programa Especial Saúde da Mulher. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e as Secretarias de Saúde dos municípios.
As mulheres têm acesso a exames Papanicolau, atendimento no espaço beleza e palestras educativas, além de outras atividades com o intuito de integrar as mulheres, estimular mudanças de atitudes para um estilo de vida saudável.
O Programa é voltado para mulheres rurais que nunca fizeram ou que estejam com o exame preventivo atrasado há pelo menos dois anos. “A intenção do SENAR/SC é estimular os cuidados com a prevenção de doenças nas famílias rurais. A preocupação é reduzir o número de vítimas do câncer, por isso é preciso chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença”, explica Zanluchi.
Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br