Logo CNA

Profissões do agro e rastreabilidade são debatidas na Expointer
Capa

Palestras fazem parte da programação do estande do Sistema CNA/Senar

30 de agosto 2022
Por CNA
Por Senar

Esteio, RS (30/08/2022) – No terceiro dia de programação do estande do Sistema CNA/Senar na 45ª edição da Expointer, em Esteio (RS), os visitantes assistiram palestras sobre rastreabilidade de leite A2, mercado da cachaça e do trigo, profissões do agro, além de participarem de degustações de massas, vinhos, sucos e espumantes.

A diretora da Integral Certificações, Helena Karsburg, fez uma apresentação sobre o leite A2 e a importância da certificação para garantir a origem e a rastreabilidade do produto de maneira independente. “A diferença do leite A2 para o convencional está na proteína caseína A2. E o selo de rastreabilidade é a única ferramenta que garante ao consumidor que a informação que vem no rótulo está de fato no produto”.

A gaúcha Marilete Bianchi Boeira, do município de Erechim (RS), assistiu a palestra e disse que foi importante adquirir mais conhecimento, principalmente sobre a certificação do leite. “Inclusive tirei foto do selo para procurar nos mercados e ter acessibilidade ao produto”.

Cachaça – A palestra seguinte foi apresentada pela assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, sobre o panorama regulatório e perspectivas do mercado de cachaças. Segundo ela, a cachaça é considerada a primeira bebida destilada das Américas. Além disso, é produzida em quase todo o país, com diversos aromas e sabores.

Imagem

Oficinas – A degustação de vinhos, sucos e espumantes, organizada pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha, em parceria com o Sistema CNA/Senar, também fez parte da programação de terça (30). A técnica em enologia, Bruna Schneider conduziu a oficina.

Para o presidente do Sindicato, Elson Schneider, a degustação foi uma oportunidade de divulgar e promover as bebidas produzidas pelos pequenos e médios produtores uva da Serra Gaúcha.

Vinhos

Trigo – Em seguida, o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, falou sobre a produção e consumo mundial de trigo e os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia na oferta do cereal. Para a próxima safra, a expectativa é de uma produção mundial de 779 milhões de toneladas de trigo. De acordo com o assessor, as América do Sul e do Norte tem boas perspectivas de produção.

Oficinas – Quem passou pelo estande da CNA e do Senar na Expointer também teve a oportunidade de participar de oficinas com o chefe de gastronomia Daniel Menezes e degustar receitas com produtos da região. O queijo muçarela de búfala A2A2, por exemplo, foi um dos ingredientes utilizados.

“A Expointer é uma feira importante para o estado e para o país como um todo. É uma oportunidade de mostrar para as pessoas de onde vem os alimentos, como é feito o processo. A experiência de cozinhar aqui foi muito interessante, porque conheci pessoas de lugares de todo o país, então é uma troca de conhecimento”, afirmou Daniel.

Imagem

Profissões – “O futuro das profissões no agro: as novas competências e as trilhas formativas do Sistema CNA/Senar” foi outro tema apresentado.

A coordenadora de Educação Formal do Senar, Maria Cristina Ferreira, abordou as novas competências e necessidades e mostrou como o Senar está contribuindo para a formação de novos profissionais. “As inovações estão acontecendo tanto no mercado de trabalho, em geral, como no agro”, disse.

Veja a cobertura completa da Expointer clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas