Logo CNA

Produtores de gado leiteiro atendidos pela ATeG do SENAR/SC participam de capacitação
Ateg sc 0 0 51641000 1515061045

A iniciativa aperfeiçoou técnicas de cultivo de milho e produção de silagem

28 de novembro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) promoveu, recentemente, uma capacitação de produtores rurais que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na bovinocultura de leite, no município de Armazém, sul do estado. A iniciativa objetivou aperfeiçoar técnicas de cultivo de milho e produção de silagem.

A qualificação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da EPAGRI de São Martinho, Renan Honorato Fernandes, e abordou tópicos sobre a produção de milho, fatores que interferem na produtividade, épocas de plantio, técnicas de manejo e ensilagem.

O evento contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Armazém, Evani Lole, com a supervisora regional do SENAR na região sul, Sueli Silveira Rosa e a técnica de campo do ATeG do SENAR/SC, Thalyta Marcílio. Segundo Sueli, ações como essa são importantes para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade na região, bem como o sucesso de toda a cadeia envolvida.

O PROGRAMA

A iniciativa proporciona um aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida em propriedades rurais de Santa Catarina. O programa consiste em oferecer aos produtores rurais visitas técnicas e gerenciais no período de dois anos para garantir um melhor desenvolvimento das propriedades. Um técnico é responsável por desenvolver visitas técnicas e gerenciais mensalmente.

“Os profissionais atendem diretamente os produtores rurais por meio de visitas às propriedades, com o foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias e agrícolas”, explicou o coordenador do programa no SENAR/SC, Olices Osmar Santini.

METODOLOGIA

Os instrutores repassam aos produtores as metodologias sobre cálculo de custos de produção, indicadores da propriedade e, principalmente, análise de dados para o planejamento estratégico conforme os pontos fortes e fracos de cada propriedade. “É fundamental esse planejamento para que, a partir disso, sejam aplicadas ações que interfiram diretamente nas propriedades”, destacou o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Todos os dados levantados serão lançados em um software utilizado nacionalmente e que abriga informações completas de propriedades de todo o País. “Com essas informações é possível fazer comparativos e tomar decisões mais assertivas. Os produtores são os que têm os melhores resultados econômicos e não os que produzem mais”, avaliou o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas