ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Prática e gestão ao alcance do produtor

SENAR vai atualizar o programa de Agricultura de Precisão. Trabalho inicia com visitas técnicas aos estados que ofertam o programa

9 de fevereiro 2017
Por Senar

Este ano o Programa Nacional de Agricultura de Precisão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) completa cinco anos e a entidade vai atualizar o programa para atender de forma mais pontual o produtor rural. Para isso, iniciou visitas técnicas aos estados para ouvir os produtores que participaram das capacitações e coletar dados sobre os resultados da aplicação da agricultura de precisão nas propriedades rurais.

O coordenador de AP no SENAR, Rafael Diego da Costa, esteve no Paraná para acompanhar uma capacitação de mecanização agrícola na colheita de milho. Ele conta que uma das mudanças que chamou sua atenção foi a redução do número de participantes nas capacitações, que passaram de 15 para uma média de quatro a seis por turma.

“Esse modelo torna a prática mais eficiente, pois o instrutor pode dar atenção a todos os participantes, sem que o restante da turma fique ocioso enquanto aguardo sua vez de praticar.” Rafael observa que os treinamentos no Paraná também estão acontecendo durante os períodos de plantio e colheita, o que facilita a realização do curso e não desfalca as atividades da propriedade.

“Como o programa de Agricultura de Precisão acontece na prática, temos a possibilidade de criar grupos de quatro e revezar os funcionários. Essa é uma forma de otimizar o tempo do treinamento para que as atividades não interrompam o trabalho que está sendo desenvolvido na propriedade.”

Outro ponto que o coordenador destaca é que os sindicatos rurais estão sendo procurados para mobilizar turmas que envolvam uma ou duas propriedades rurais mais próximas. “Isso é muito positivo porque eles vão fazer o treinamento com o equipamento que utilizam no trabalho, então terão mais familiaridade com a máquina. Essa é uma demanda recorrente do produtor de fazermos o treinamento de AP durante as atividades reais da propriedade como plantio, distribuição e colheita, por exemplo.”

E os resultados do aprendizado já apareceram durante o treinamento na colheita do milho, conta Costa. “Na colheita, observamos que a regulagem da máquina estava tendo perdas de até uma saca por hectare. Daí o instrutor do curso fez alguns ajustes junto com os alunos e até o último dia do curso foi possível reduzir a perda para seis grãos por hectare. Ou seja, o participante teve a oportunidade de fazer o treinamento na máquina que ele opera e já viu o resultado do aprendizado na hora. Ele não precisou sair do trabalho dele para ver as coisas acontecendo".

Treinamento aconteceu durante a colheita do milho.

As próximas visitas já tem destino: Rio Grande do Sul e Mato Grosso. “Queremos visitar o Rio Grande do Sul porque foi onde o programa começou para ouvir os produtores que estão sendo capacitados e posteriormente conhecer algumas ações no Centro-Oeste do País. A Regional de Mato Grosso lançou um curso de operação de drones na agropecuária e esse treinamento é muito importante porque os produtores estão usando esse equipamento para várias aplicações no campo, principalmente no monitoramento de pragas e doenças.”

Além das visitas técnicas, o intuito do SENAR é atualizar o material didático do programa, que é composto por sete cartilhas com conteúdos sobre Agricultura de Precisão para todos, DGPS, Piloto Automático, Semeadora a taxa variável, Distribuidores a taxa variável, Autopropelido – NR31 e Monitor de colheita. A ideia é incluir conteúdo sobre gestão, explica Rafael Costa. “Tivemos que começar o programa pela capacitação em máquinas agrícolas porque muitos produtores tinham o equipamento, mas não sabiam aproveitar todos os benefícios dele. Agora, nessa nova fase, a intenção é inserir conteúdo de gestão focado no que é agricultura de precisão, trabalhar com informação e dados, onde esses dados vão gerar uma recomendação de como usar um trator, colhedora ou um drone. Já temos o embasamento teórico para isso e agora, com essas visitas, teremos também o prático.”

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas