Logo CNA

Mato Grosso

Pessoas capacitadas pelo Senar-MT participam de uma ação para ajudar profissionais da saúde
05062020043112 200608 174539

9 de junho 2020

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Em Campo Novo do Parecis, uma parceria envolvendo várias instituições está garantindo a confecção de itens de proteção individual para os profissionais da saúde. Fazem parte deste grupo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Prefeitura Municipal e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A ação é coordenada pelo Projeto "Laços de Afeto, unidos contra a covid-19". As alunas do curso de corte e costura ofertado pelo Sindicato Rural, em parceria com o Senar-MT, fazem parte deste grupo. Elas dedicam duas horas por dia para a confecção das peças. O grupo já produziu 460 jalecos, 1.260 máscaras e 77 lençóis que serão doados às unidades de saúde.

A matéria-prima e os equipamentos utilizados na produção foram doados pelo Instituto Federal de Campo Novo do Parecis. O coordenador de Extensão do IFMT, Pedro Gabriel Gomes Borges, analisa a parceria com otimismo. "Com a capacitação ofertada pelo Senar-MT para as costureiras, surge também a possibilidade de novas voluntárias, que vão aprender na prática e, consequentemente, ajudar na causa".

A chefe de Fomento da Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura de Campo Novo e idealizadora do projeto, Vanessa Aparecida Saboya Pitta, acrescenta que o grupo tem grande potencial de abrangência, mas esbarra na falta de mão de obra. "Temos material, capacitação e a demanda aumentou bastante, mas não conseguimos aumentar a equipe".

Para a voluntária, Mariana Torres, a falta do material no mercado é preocupante e torna ainda mais necessária a confecção. "É um prazer ajudar. Ainda mais em um momento como este. Nas minhas horas vagas estou sempre ajudando".

Vale a pena destacar que os treinamentos e cursos ofertados pelo Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais estão retornando de forma gradual, cumprindo todas as medidas de prevenção e combate à pandemia do coronavírus.