Logo CNA

Pecnordeste abre período de inscrições
Sem titulo 7 0 164382002015150612021

Seminário completa 20 anos com vasta programação técnico-científica

4 de abril 2016
Por Senar

O XX Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE promovido pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC/SENAR-CE) e pelo Sebrae- CE, que será realizado de 21 a 23 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, inicia este mês as inscrições para cursos e palestras e para o Seminário Cearense de Palma Forrageira. As inscrições podem ser feitas pelo site da Pecnordeste: http://pecnordestefaec.org.br/2016/

O evento vai ter uma vasta programação técnico - científica com palestras, cursos, seminários, oficinas de capacitação envolvendo temas de nove segmentos da cadeia produtiva do agronegócio da Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura, Suinocultura, Artesanato e Turismo Rural.

O Coordenador geral, Paulo Hélder de Alencar Braga, informa que a Pecnordeste vai oferecer vários serviços gratuitos, um deles são as oficinas de capacitação em Arena, a Pecleite- exposição de bovinos e caprinos de leite, a Galeria de cavalos Quarto de Milha e também, a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. No local será montado também um Espaço de Cidadania , com prestação de vários tipos de serviço aos produtores e visitantes, como medição de pressão, vacinas, massagem terapêutica, orientações sobre fisioterapia, entre outros serviços.

1° Seminário Cearense da Palma Forrageira

Sem perspectivas favoráveis para a manutenção das chuvas nos próximos dois meses, e depois de quatro anos seguidos de precipitações abaixo da média, produtores rurais passaram a investir em segurança alimentar para o rebanho no sertão cearense. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Emater/CE, o Instituto Agropolos, em parceria com a FAEC e prefeituras vem realizando eventos e capacitações no interior com foco na produção de palma forrageira e apoio à formação de reserva alimentar para o rebanho bovino, ovino e caprino.

Dentro dessa visão é que os organizadores do Seminário Nordestino de Pecuária, tendo a frente o engenheiro agrônomo Jorge Prado Gondim, coordenador de supervisão do SENAR-CE e chefe do Departamento Técnico da FAEC, resolveram promover o 1º. Seminário Cearense da Palma Forrageira, com a finalidade de incentivar cada vez mais o produtor a usar a palma como fonte de alimento e demostrar os casos de sucesso.

Programação

O Seminário será aberto no dia 22 de junho às 9 horas, com a seguinte programação:

DIA 22/06
10:20 às 11:20- Palestra: ENSILAGEM DA PALMA FORRAGEIRA;
11:20 as 12:20- PLANTIO, MANUTENÇÃO E USO DA PALMA;
12:00 as 14:00- MICROPROPAGAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA POR FRACIONAMENTO DO CLADÓDIO;
14:00 as 15:30- CASO DE SUCESSO- Francisco Marciano Bezerra.

Dia 23/06
09:00 as 10:00 - BIO-ENREQUCIMENTO DA PALMA FORAGEIRA;
10:00 as 11:00 - PLANTIO, MANUTENÇÃO E USO DA PALMA;
11:00 as 12:00 - IRRIGAÇÃO DA PALMA FORRAGEIRA;
14:00 as 15:30- CASO DE SUCESSO- Ricardo Carneiro e Francusck Saraiva.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEC/SENAR-CE
www.faec.org.br