Logo CNA

Necessidade de armazenagem impulsiona busca por treinamento de trabalho em altura
Nr35 1 0 30449800 1515060983

Somente nestes primeiros quatro meses de 2017 serão capacitadas mais de 200 pessoas pelo SENAR/MT

20 de fevereiro 2017
Por Senar

O treinamento de Norma Regulamentadora (NR) 35 – Trabalho em altura, um dos mais procurados do portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) completa 20 eventos no primeiro quadrimestre de 2017.

A grande procura confirma a tendência de maior busca pela qualificação nessa área da agricultura, tendo em vista que o Estado é o protagonista nacional na produção de grãos – com mais de 55 milhões de toneladas de soja e milho gerados na última safra. A necessidade de armazenamento da produção é foco do setor. Somente nestes primeiros quatro meses de 2017 serão capacitadas cerca de 200 pessoas pelo SENAR/MT.

Quatorze municípios mato-grossenses demandaram o treinamento de NR 35 neste começo de ano, mais concentrados na região leste do Estado, última fronteira agrícola. São eles Gaúcha do Norte, Alto Araguaia, Torixoréu, Paranatinga, Querência, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Mirassol d’Oeste, Tabaporã, Sorriso, Tapurah, Itiquira, Rondonópolis e Jaciara.

De acordo com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso tem um déficit de armazenamento de 33 milhões de toneladas de grãos (soja e milho). Por ser a principal região produtiva do Estado, o médio norte representa um terço desse total, com 11 milhões de déficit, seguido do sudeste (cerca de 6 milhões) e do nordeste (quase 5 mi). As regiões coincidem com os municípios que já demandaram o treinamento de NR 35 neste ano.

A ausência de estruturas de armazenamento pode, por outro lado, ser vista como oportunidade para quem busca emprego nessa área e o treinamento para atuação em altura é obrigatório às empresas que contratam. Só em 2016, foram mais de 1.000 participantes em 116 eventos realizados.
Em busca de um posto de trabalho, Laurenice Pacheco Lopes, 38 anos, está de olho nas possíveis vagas em silos e indústrias existentes em Alto Araguaia (sudeste de Mato Grosso) e região. Por isso, cursou, na última semana, o treinamento de NR 35 ofertado pelo SENAR/MT no município.

“Aqui na nossa área, como tem muitos silos e indústrias, as empresas pedem muito o treinamento. Foi muito compensador, principalmente pra mim, que tenho medo de altura. Eu já procuro vagas nessa área, mas fui fazer uma entrevista e me perguntaram se tinha o treinamento e eu não tinha. Agora, já estou preparada”, comentou a aluna que concluiu o treinamento no dia 17 de fevereiro.

O trabalhador rural Hélio Nogueira da Silva, de 30 anos, também em busca de uma melhor colocação no mercado do agronegócio em Alto Araguaia, concluiu o treinamento na semana passada já na expectativa de fazer outros cursos. “Já trabalhei nessa área, mas não tinha o treinamento. Foi ótimo para aprender o uso dos equipamentos, a proteção. Agora, já me sinto qualificado para quando sair alguma oportunidade nova, e estou esperando outros para aprender mais coisas”.

O treinamento de NR 35 tem 24 horas de duração, quando os alunos aprendem procedimentos e sistema do trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas, material suspenso, dentre outras temáticas de segurança no trabalho. As turmas são de até 10 participantes e podem ser demandas pelos Sindicatos Rurais ao SENAR-MT. Os interessados precisam entrar em contato com o Sindicato Rural mais próximo para agendar o curso.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas