Logo CNA

Mulheres de Novo Oriente de Minas aprendem a fazer vassouras com garrafas PET
20170406115936 fileid vassouras aula interna 0 49265000 1515060959

6 de abril 2017
Por Senar

Reciclagem é um tema que está cada vez mais presente entre os artesãos. Além de ajudar o meio ambiente, essa técnica permite a reutilização de diversos itens que seriam jogados fora e que certamente prejudicariam a natureza. Por isso mesmo, a reciclagem também desperta o interesse dos produtores rurais.

Na zona rural do município de Novo Oriente de Minas, no Vale do Mucuri, oito mulheres participaram de um curso de Materiais Recicláveis / PET, promovido pelo SENAR Minas e realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Pavão. O instrutor Gildeon Santos Porto fez questão de ressaltar a importância da conscientização das pessoas em geral para a reciclagem.

“Ao reciclar, você não só preserva as gerações futuras, como também proporciona a criação de novas peças manuais, que são compostas por materiais antes impensáveis. E as vantagens não param por ai, já que ao fazer uma peça reciclada você economiza, e muito, com material. Já imaginou quantos objetos interessantes podem ser feitos de coisas que iriam para o lixo? A reciclagem faz bem para o ambiente, e também para nossas casas”, afirma o instrutor.

No curso, realizado entre os dias 28 de março e 1º de abril, as participantes produziram vassoura a partir de garrafas PET. A mobilizadora Osane Aparecida Batista Ferreira dos Santos destacou que “as garrafas de plástico foram reutilizadas de formas super criativas, transformadas em vassouras, coisa que há algum tempo nenhum de nós nunca nem imaginaríamos”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pavão, Sebastião Luiz, chamou a atenção para o fato do curso promovido em parceria com o Senar Minas ser uma oportunidade de faturamento futuro para as participantes.

“É um curso muito bom que, além de trabalhar com essa questão da reciclagem e da proteção do meio ambiente, qualifica essas participantes para o mercado, porque algumas dessas produtoras participaram do curso para colocar em prática o trabalho com a fabricação de vassouras para o comércio”, afirmou o presidente.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas