Logo CNA

Monitor do Seguro Rural avalia produtos para frutas
25432414787 6183567c66 c

Seguradoras apresentaram opções para uva, melancia, pera, mamão, kiwi e abacaxi

30 de outubro 2020
Por CNA

Brasília (30/10/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (30), da reunião virtual do projeto Monitor do Seguro Rural para avaliar produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras e propor aperfeiçoamentos nos seguros agrícolas disponíveis para uva, melancia, pera, mamão, kiwi e abacaxi.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a CNA e outras entidades do setor. Participaram do encontro produtores rurais e representantes dos setores público e privado, além de seguradoras.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sete seguradoras comercializaram apólices de uva, melancia, pera, mamão, kiwi e abacaxi em 2019 e 2020. O Programa de Seguro Rural (PSR) prevê um percentual de subvenção de 40% do valor do prêmio e limite anual de R$ 48 mil para essa modalidade de seguro.

A uva é a cultura que mais utiliza o produto dentre as frutas. Em 2020, a área segurada é de quase 34 mil hectares, com mais de nove mil apólices e R$ 868 milhões em importância segurada.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Erivelton Cunha, destacou que o seguro é extremamente importante para as frutas. Conforme ele, a cadeia produtiva enfrenta adversidades climáticas todos os anos e representa um segmento “descoberto” de produtos específicos.

Na opinião de Erivelton, é necessário desenvolver opções que atendam as características regionais. Como exemplo, ele cita os seguros para uva, que geralmente cobrem apenas granizo e geada e estão concentrados no Rio Grande do Sul, enquanto problemas como chuvas e ventos são comuns na região do Vale do São Francisco.

“Esse é um gargalo para tentarmos solucionar em conjunto. A produção de uva é ampla e distribuída em todo o País. Todas as outras culturas têm características regionalizadas e, muitas vezes, os produtos não atendem essas diferenças”, afirmou.

Apesar da diversidade de frutas atendidas pelas seguradoras, o produto básico de seguro rural oferecido sempre é granizo, podendo adicionar uma cobertura contra geada ou perda de qualidade. Isso demonstra a necessidade de ter produtos de seguro mais regionalizados para as diversas frutas.

Durante a videoconferência, representantes das seguradoras Mafre e Tokio Marine apresentaram produtos para o segmento. A reunião também contou com a participação da assessora técnica da CNA, Carolina Yuri Nakamura.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
 facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas