Logo CNA

Júri técnico do Prêmio CNA Brasil Artesanal avalia azeites extra virgem
Juri Tecnico Azeite Geral

Etapa do concurso acontece até 21 de julho, em Brasília

18 de julho 2023
Por CNA

Brasília (18/07/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, até sexta (21), a etapa do júri técnico do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Edição Azeite, que conta com a participação de 58 produtores de azeite de oliva extra virgem no país.

A iniciativa da CNA é realizada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA), que participam com representantes durante toda a realização do júri técnico.

Júri técnico é realizado na sede da CNA, em Brasília Júri técnico é realizado na sede da CNA, em Brasília

Durante a abertura da etapa, que reúne 10 especialistas, o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, destacou a importância da premiação que tem o objetivo de reconhecer o trabalho de olivicultores e a crescente produção de azeite de oliva no país.

“Acreditamos muito na diversidade do agro brasileiro. Ele não é só produção, geração de divisas e entrega de grandes volumes. O agro tem história, tem famílias envolvidas e os alimentos tradicionais carregam muito disso, se tornando um dos elos mais fortes que o agro tem com a população”, disse Maciel.

Os jurados vão avaliar às cegas, por meio de codificação individual, os 58 azeites de oliva extra virgem inscritos no Prêmio CNA Brasil, concorrentes em duas categorias – Blend e Monovarietal.

Avaliação é realizada às cegas e digitalmente Avaliação é realizada às cegas e digitalmente

Para a realização do júri técnico, as amostras dos azeites foram identificadas apenas por um QR Code e código numérico. Cada jurado recebeu um tablet e, ao acessar o código, obteve acesso a um ambiente de avaliação do produto para atribuir as notas.

“A ideia de realizar a digitalizar a avaliação e fazê-la às cegas é para tornar o processo mais justo possível”, explica Maciel.

Nesta etapa do concurso, serão selecionados os 10 melhores, cinco em cada categoria, que serão avaliados pelo júri popular. A última etapa é a análise das histórias dos azeites finalistas. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos.

Imagem

Para a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, o prêmio é uma oportunidade ímpar para os produtores rurais. “É uma forma de divulgar os produtos e fazer com que o público em geral conheça a ótima qualidade do azeite brasileiro, produzido em sua grande maioria, por pequenos produtores do interior do país”, afirma.

Iniciativa - O Prêmio é uma iniciativa das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames e cachaças.

Matérias Relacionadas