Notícias
Juntos Para Competir vai em busca de conhecimento sobre a olivicultura uruguaia
Missão buscará conhecimento técnico para implementação de projetos no Rio Grande do Sul
Entre os dias 28 e 30 de abril, 14 lideranças representantes de entidades ligadas ao setor do agronegócio gaúcho estarão no Uruguai para conhecer a realidade da olivicultura do país vizinho, uma iniciativa do Programa Juntos para Competir, desenvolvido no estado por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS. Neste primeiro momento, além de FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, participam técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul - Emater-RS.
O gerente do Setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, explica que a missão tem por objetivo buscar conhecimento técnico para implementação de projetos no Rio Grande do Sul junto a produtores rurais e empreendedores que já atuam ou pretendem investir no setor. "Escolhemos o Uruguai porque é um país que tem condições de solo, clima e relevo próximas às nossas, principalmente na metade Sul do Estado, e que serve como referência para a olivicultura gaúcha", acrescenta.
Para o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, a ação é importante para as futuras ações do SENAR-RS terá neste segmento. " Estamos formatando treinamentos para atender produtores e interessados em investir nesta nova cadeia no RS."
Durante a missão, o grupo participa de reunião com a Associação Olivícola Uruguaia (ASOLUR) para conhecer experiências e boas práticas realizadas naquele país e que podem ser trazidas pelos gaúchos. Além disso, terão contato com técnicos uruguaios para buscar conhecimento nos processos produtivos e o que tem de inovação e tecnologia para o cultivo de oliveiras.
Ainda terão a oportunidade de visitar o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai - INIA Las Brujas, referência em pesquisa no setor olivícola, empreendimentos rurais que cultivam oliveiras e indústrias extratoras de azeite de oliva, conhecendo, assim, a realidade da cadeia olivícola uruguaia.
Assessoria de Comunicação do SENAR-RS
www.senar-rs.com.br