Instituto CNA, ABDI e Sebrae anunciam vencedor de edital sobre indicação geográfica do café

Agtrace Rastreabilidade Agrícola terá prazo de 10 meses para entregar plataforma digital

Por Instituto CNA e CNA 25 de agosto 2023
Compartilhe:
Whats App Image 2023 08 25 at 15 52 05

Brasília (25/08/2023) – A empresa Agtrace Rastreabilidade Agrícola, de Santa Catarina, foi a vencedora do edital de chamada pública lançado pelo Instituto CNA, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sebrae para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de café.

O resultado foi anunciado na sexta (25) durante o Encontro de Origem Controlada do Café, realizado na sede do Sebrae, em São Paulo. O Produto Mínimo Viável (MVP) da Agtrace e de outras três empresas finalistas foi avaliado por uma banca formada por representantes das IGs, torrefadores, consumidores e especialistas da cadeia do café.

“Estamos satisfeitos com a parceria inédita entre ICNA, ABDI e Sebrae que vem motivando a união e estruturação das IGs de cafés, a fim de apresentar aos consumidores a qualidade, tradição e especificidade de um produto nacional diferenciado”, afirmou a assessora técnica do Instituto CNA, Marina Zimmermann.

Antônio Tafuri (ABDI), Hulda Giesbrecht (Sebrae Nacional) e Marina Zimmermann (Instituto CNA) Antônio Tafuri (ABDI), Hulda Giesbrecht (Sebrae Nacional) e Marina Zimmermann (Instituto CNA)

Os critérios avaliados pela banca foram recursos de tecnologias digitais, funcionalidades, experiência do usuário, nível de confiabilidade e integração. A empresa terá R$ 800 mil e prazo de 10 meses para entregar a plataforma, que vai monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos produzidos no país.

“Estamos muito felizes. Decidimos participar do edital porque vimos a organização e o envolvimento do setor como um todo. Agora é trabalhar e colocar a plataforma de pé para promover cada vez mais o café brasileiro aqui no país e no exterior”, disse o representante da Agtrace, André Maltz.

Para Luciano Tamiso, também representante da empresa, participar do projeto nos últimos dois meses foi um grande aprendizado. “Agora é colocar a mão na massa”.

As empresas Myvision Soluções (MG), Safe Trace Sistemas de Rastreabilidade (MG) e Btracer Sistemas (AM) também apresentaram o Produto Mínimo Viável, na quinta (24), e ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Atualmente estão registradas 14 indicações geográficas brasileiras de café. A iniciativa do Instituto CNA, Sebrae e ABDI, e que tem apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), vai dar mais garantia para os mercados compradores por meio das tecnologias digitais.

Saiba mais: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/indicacoes-geograficas

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação relacionadas