ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Horticultura e plantas medicinais são temas de dia de campo em Bonito
Horta 2web 0 496385002015150609231

Unidade de demonstração está pronta para receber visitantes, com espécies cultivadas em matérias recicláveis

6 de junho 2017
Por Senar

O Sindicato Rural de Bonito sedia nesta terça-feira (06/06), um Dia de Campo, para apresentar o projeto desenvolvido em parceria com o programa Hortifruti Legal, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS), chamado “Horta Sustentável”. A expectativa é receber 200 participantes que terão oportunidade de conhecer iniciativas para cultivos de plantas medicinais e alimentares, acondicionadas em espaços recicláveis como pneus, latas, garrafas, pallets, entre outros.

As pessoas que confirmarem a inscrição no evento, realizado entre 9h e 17h, terão oportunidade de acompanhar palestras ministradas pela equipe de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, divididas nos seguintes temas: Horta implantada direto no solo (Estação 1), Produção em materiais recicláveis (Estação 2) e Produção de Hortaliças (Estação 3).

De acordo com o vice-presidente do Sistema FAMASUL, que participará do evento, Nilton Pickler, o projeto possui duplo caráter educativo e poderá ser modelo para outras localidades do Estado. “Apresentaremos aos produtores técnicas de plantio em horticultura e plantas medicinais, e, durante toda semana serão agendadas visitas com estudantes do ensino fundamental e médio, para que tenham acesso a conhecimentos que envolvem boas práticas de sustentabilidade, como a reciclagem, por exemplo,”, detalha.

Conscientização local

Outro ponto previsto no projeto é o incentivo e conscientização da população sobre o uso adequado das plantas medicinais naturais, bem como a funcionalidade da produção de hortas suspensas. Na avaliação da presidente do sindicato rural, Elza Maria Trevelin, a iniciativa tem a finalidade de promover o resgate de conhecimentos sobre a utilização de plantas medicinais. “É importante apresentar aos visitantes a contribuição das plantas medicinais na medicina preventiva, por isso, teremos demonstrações de várias espécies. Muitas crianças e jovens não sabem sobre as propriedades curativas de algumas espécies, ou mesmo, que é possível ter uma horta, utilizando materiais recicláveis. Nosso objetivo é ‘plantar’ a semente do conhecimento agora, para obtermos resultados no futuro”, observa.

Serviço: os interessados em participar do dia de campo poderão confirmar a participação no local, Sindicato Rural de Bonito: Rodovia do Turismo - Km1 - Cep: 79290-000 - Bonito – MS. Além disso, mais informações podem ser verificadas no telefone : (67) (67) 3255-1615.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas