Logo CNA

Fertilizantes e tecnologia na educação rural são temas de palestras na Expointer
Image 50740481

Programação no estande do Sistema CNA/Senar também contou com degustação de vinhos

3 de setembro 2022
Por Senar
Por CNA

Esteio, RS (03/09/2022) – O ciclo de palestras no estande do Sistema CNA/Senar na Expointer 2022 foi encerrado, no sábado (3), com debates sobre o cenário de fertilizantes, o uso de recursos tecnológicos na educação rural e custos de produção.

O presidente da CNA, João Martins, também teve agenda na Expointer no sábado. Ele participou de entrevistas e recebeu no estande o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira, e o secretário de Agricultura do estado, Domingos Velho.

Imagem

Em sua apresentação sobre fertilizantes, a assessora técnica da CNA, Danyella Bonfim, destacou os principais produtores, exportadores e consumidores mundiais do insumo. Além disso, falou sobre a distribuição do abastecimento do mercado brasileiro de fertilizantes por nutriente.

Em 2021 o Brasil entregou um volume de 45,9 milhões de toneladas de fertilizantes, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. “Isso se deve às safras recordes, à intensificação da atividade agrícola, e alta demanda dos produtos”, disse.

Outros temas discutido foram os recursos tecnológicos para aprimoramento das soluções educacionais no meio rural. O assessor técnico do Senar, Gabriel Sakita, apresentou as principais tecnologias que a entidade tem utilizado para colaborar com a disseminação dos conhecimentos no meio rural.

“O Senar está atuando com várias tecnologias, desde realidade virtual e aumentada até ensino a distância, para que as informações cheguem de forma mais efetiva ao campo”, explicou o assessor.

A última palestra do dia foi sobre o projeto Campo Futuro e como a gestão dos custos de produção auxilia o produtor rural na tomada de decisão da propriedade. Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, desde 2007, já foram monitoradas 66 diferentes atividades agropecuárias em 357 municípios de todos os estados do país.

“Para executar o projeto, a CNA conta com a parceria de universidades e centros de pesquisas. A partir dos levantamentos de dados, elaboramos boletins, ativos do campo, análises e disponibilizamos preços e custos”, explicou.

Imagem

Degustação – Os visitantes do estande do Sistema CNA/Senar também participaram de uma degustação de vinhos, sucos e espumantes da Serra Gaúcha. A produtora e sommelier Alana Foresti apresentou ao público as principais características das bebidas e algumas técnicas de harmonização com alimentos.

Francine Iagher, de Florianópolis (SC), assistiu à degustação e garantiu a compra das bebidas. “Achei a degustação importante porque muitas vezes compramos o produto sem conhecer o sabor. Também achei importante valorizar o produto local. Cada região tem sua característica de produção e é muito interessante ter esse espaço para divulgar os produtos”.

Veja a cobertura completa da Expointer clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
 facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
 facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte