Logo CNA

Paraíba

Faepa, Ministério da Agricultura e Sedap discutem política de pagamento por serviços ambientais na PB
Reuniao psa pb

Intenção do encontro desta segunda foi dar um primeiro passo que contribua para a ocupação de um vácuo legal na Paraíba

7 de junho 2023

Por: Ascom Sistema Faepa/Senar-PB

Reuniao psa pb

A Faepa, o Superintendência Federal do Ministério da Agricultura na Paraíba, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e produtores rurais se reuniram, na sede da SFA em João Pessoa, para discutir a elaboração de proposta de regulamentação para pagamentos por prestação de serviços ambientais no Estado.

A intenção do encontro desta segunda foi dar um primeiro passo que contribua para a ocupação de um vácuo legal na Paraíba. Isso acaba permitindo situações como a de empresas e indústrias que, como resultado de sua atividade, poluem o meio ambiente, mas pagam esse passivo em outros estados.

“São considerados serviços ambientais a recuperação de nascentes, a preservação de mata nativa, entre outras ações que os produtores rurais já fazem nas propriedades. O pagamento por esse trabalho representa uma fonte alternativa de renda aos agricultores e pecuaristas, além de reconhecer a agropecuária sustentável”, comentou o assessor especial da presidência, Gabriel Petelinkar.

O Brasil já tem uma legislação federal sobre o tema desde 2021. No Estado, a criação dessa lei é uma iniciativa que se desenvolve em paralelo a outras, que também tem foco na preservação, a exemplo do Plano Agricultura de Baixo Carbono, cuja política está sendo atualizada pela Sedap.

Além de Gabriel, participaram da reunião os assessores técnicos da Faepa, Izaías Nóbrega e Jair Correia, o representante da Sedap, Demilson Lemos, superintendente do Ministério da Agricultura na Paraíba, Lúcio Matos e o produtor rural Rômulo Montenegro.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarparaiba
faepapb.com.br

Matérias Relacionadas