Logo CNA

Empresa de energia renovável e BNDES visitam projeto em parceria com o SENAR/RN
Dsc 0061 1 0 374284002015150609011

Visita apresentou resultados da parceria no município de João Câmara

18 de julho 2017
Por Senar

O projeto Agricultura Familiar: tecnologia, capacitação e empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte recebeu os representantes da Brookfield, empresa de energia renovável, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), além de técnicos do SENAR E SEBRAE, na comunidade Brinco de Ouro, no município de João Câmara. A visita teve como objetivo apresentar os resultados dessa parceira que, há pouco mais de três meses, leva capacitação, cursos na área de agricultura e Assistência Técnica e Gerencial.

“A filosofia da nossa empresa é que temos que fazer parte da comunidade e apresentar melhorias para o desenvolvimento da região. Tive uma experiência muito boa nesta visita com os demais parceiros e saber que podemos enfrentar os problemas causados pela escassez de água, além de fazer dos que vivem aqui possíveis multiplicadores, traz soluções e ajuda a quem precisa”, disse o vice-presidente de meio ambiente, fundiário e responsabilidade social da Brookfield Energia, Antônio Fonseca dos Santos.

"Ouvir depoimentos de quem tem que conviver com a seca e recebe na comunidade projetos como esse que mudam a realidade é algo emocionante. Tive o prazer de conhecer vários parceiros e ver de perto para onde vai os investimentos do BNDES, chegando a quem mais precisa", comentou a diretora do BNDES, Marilene dos Santos.

Para executar o projeto, que beneficia mais de 300 famílias em nove comunidades dos municípios de João Câmara e Parazinho, é necessário que cada parceiro realize suas atividades específicas. A capacitação a fim de levar conhecimento sobre as tecnologias sociais que podem ser aproveitadas pela comunidade é ministrada pelos técnicos do Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis (LETS), uma organização que atua no semiárido nordestino ensinando esse tipo de tecnologia a pequenos grupos produtores. Já o SEBRAE oferece consultorias nas áreas de gestão, estímulo ao empreendedorismo e ações de mercado para comercialização dos produtos, enquanto o SENAR realiza cursos e assistência técnica.

“Desde que planejamos esse projeto, sempre explicávamos como seria e ouvíamos muitas dúvidas do produtores, além do receio deles de não haver água e nem chuva na região. Porém, com o passar do tempo e apoio dos técnicos, já encontramos outra realidade e isso é muito gratificante. Pois, ver os resultados, o sucesso de cada um e saber que vão dar continuidade ao trabalho, é o nosso melhor pagamento”, comentou Diego Holanda, gestor de projetos especiais do SENAR/RN.

Seu Romão de Souza é um dos beneficiados e conta com o orgulho os resultados do projeto. “Eu só tenho é que agradecer e espero que venha muito mais para nossa comunidade, pois o que estou ouvindo me alegra e me dá nova esperança. Antes eu vivia no escuro e hoje estou vendo um clarão que não conhecia”, comentou o produtor rural, que aprendeu fontes alternativas de energia.

O projeto “Agricultura Familiar: tecnologia, capacitação e empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte” é patrocinado pela Brookfield Energia Renovável, por meio do subcrédito social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Assessoria de Comunicação do SENAR/RN
www.senarrn.com.br

Matérias Relacionadas