Logo CNA

Bahia

De caju em caju? Não! Com o Senar Bahia há produtividade o ano inteiro
CAJU FOTO MATERIA FAEB 27jan23

Com as novas técnicas adotadas pelos produtores, a produção da fruta aumentou em 51%

27 de janeiro 2023

Por: Sistema Faeb/Senar

Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar

Produtores de caju do município de Itapicuru, atendidos pelo Programa Agronordeste, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão comemorando os resultados alcançados com o programa. A produção da fruta aumentou 51% em 2022, comparado ao período que os produtores não recebiam a ATeG.

Caju foto de campo 27jan23

O cajueiro é uma planta nativa do Nordeste com capacidade de se adaptar em solos de baixa fertilidade e temperaturas. Por conta dessas características, se tornou uma importante fonte de renda, principalmente para aqueles que vivem em regiões semiáridas. O caju é um alimento que tem diversas utilidades, dele se aproveita tudo, da fruta à castanha, e ainda pode ser usado na produção de sucos, mel, doces e tortas.

De acordo com o técnico em fruticultura, Gilmar Farias, que atende os produtores do município, o maior desafio foi controlar as pragas e doenças. “Foram dois anos com fatores climáticos favoráveis às doenças, em destaque o Oídio e a Antracnose, mas os produtores que seguiram as recomendações técnicas conseguiram controlar, tendo um bom resultado”, ressaltou.

Caju foto de campo2 27jan23

Durante esse período, o técnico auxiliou os produtores no aumento de produtividade com qualidade, focando nas podas do cajueiro, algo que não era aplicado antes da assistência técnica, análise do solo (correção e adubação) e adubação via folha. Com isso, os produtores agregaram valor ao caju cultivando na sua propriedade, obtendo sucesso na produção e assim, conseguiram sua renda própria.

Gilmar explicou ainda que outra ação importante para esses resultados foi a parte gerencial da propriedade. “A maioria não fazia nenhum tipo de anotação e agora já está fazendo o controle das receitas e despesas, conseguindo acompanhar os índices de sua produtividade”.

Caju foto de campo3 27jan23

O Projeto Agronordeste – Assistência Técnica e Gerencial, visa promover a melhoria de gestão e aumento de produtividade e lucratividade de pequenas e médias propriedades rurais, prioritariamente no Semiárido brasileiro, através de prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fomento ao empreendedorismo, a inovação e a difusão de tecnologias de gestão e de inteligência produtiva, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar