Logo CNA

Cuiabá recebe o programa Filhos no Campo do SENAR-MT
Filhos no campo 1 0 065652002015150612091

Programa é realizado em parceria com os sindicatos rurais e as secretarias municipais de educação

22 de março 2016
Por Senar

Alunos da Escola Municipal Celina Fialho Bezerra, do bairro Altos da Serra, de Cuiabá, abriram as atividades do Filhos no Campo, nesta segunda-feira (21.03). O programa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) realizado em parceria com os sindicatos rurais e as secretarias municipais de educação.

Der acordo com a instrutora credenciada junto ao SENAR-MT, Neriely Gonçalves, a turma é composta por 24 crianças de sete e oito anos de idade e o programa ocorre na Fazenda Olho d’Água, do grupo Cinco Estrelas, do produtor rural Getúlio Vilela, antigo parceiro do programa.

A pequena Poliana Tavares Dias, de sete anos, estuda o Segundo Ano do Ensino Fundamental e disse que adorou o programa. "Eu vi vaca, bezerrinho, galinha, um monte de planta. Consegui tirar leite. Foi muito bom", comemorou.

O objetivo do Filhos no Campo é mostrar o dia a dia de uma propriedade rural para crianças de sete a 12 anos que vivem nas 30 maiores cidades de Mato Grosso. "O nosso primeiro e grande parceiro é o sindicato rural, depois as secretarias de educação que fazem caravanas dos alunos para as visitas. Mas, não podemos nos esquecer dos proprietários de fazendas que abrem suas porteiras para que as crianças residentes em áreas urbanas possam ter este contato educativo com a realidade do meio rural. Essas parcerias é que garante o sucesso do programa", afirma o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

Nesta semana já estão agendadas visitas na propriedade Olho D’Água até quarta-feira. Nesta terça (22) será a vez de uma turma com crianças com mais de oito anos da Escola Celina Fialho Bezerra e na quarta-feira (23) a turma será da Escola Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Colorado. A programação continua na próxima semana.

Em 2015, o SENAR-MT ultrapassou a meta estipulado de 100 turmas ao ano, devido à grande demanda apresentada. Foram atendidas 107 turmas, beneficiando 4280 crianças no ano passado. Interessados em inscrever sua escola, devem verificar se o município se enquadra no perfil de atendimentos e procurar o Sindicato Rural mais próximo. O SENAR também está aberto para novas parcerias com os proprietários rurais que desejam contribuir com integração das crianças de áreas urbanas ao ambiente rural.

O programa Filhos no Campo trabalha com crianças de escolas públicas. Além do instrutor, há a presença de monitores especialmente capacitados para atuar na segurança e alimentação dos participantes. Participam até 40 crianças por visita e a duração da visita pela propriedade rural tem a carga horária de oito horas.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas