Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Com assistência do Senar/MS, suinocultor transforma granja em empresa rural e aumenta a lucratividade
Transformando Vidas Suinocultura2

15 de agosto 2020

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Em 1 ano de atendimento pelo Granja Plus, propriedade teve melhora na gestão e redução de custos.

A partir do momento que suinocultor Alexandre Schenkel, de São Gabriel do Oeste, passou a tratar sua granja como uma empresa rural, conseguir reduzir média de 30% dos custos de produção. Essa e muitas outras melhorias ele conquistou em pouco mais de 1 ano recebendo assistência técnica, por meio do programa Granja Plus. Essa é a história do Senar/MS #TransformandoVidas da semana.

“O Granja Plus trouxe uma profissionalização para a granja, com uma realidade sobre os custos e tudo o que envolve a gestão. A parte de depreciação e remuneração me chamou muito a atenção, pois muitas vezes ela é esquecida. É uma questão que impacta muito e que, normalmente, não se faz ou não é dada a atenção necessária. O Granja Plus trouxe as condições e ferramentas que a gente precisava”, detalha.

Além da otimização dos custos de produção, a aplicação das práticas de gestão financeira e estratégica fez com que a atividade tivesse ainda mais lucros.

“Com o Senar, conseguimos melhorar a aplicação dos recursos, pensando sempre no retorno do investimento, e não simplesmente ‘investir por investir’. Tudo é muito bem pensado. A gestão compreende desde os manejos até a parte administrativa e financeira. A gente consegue raciocinar melhor em cima disso, procurando resultados, sendo mais específico, e posso afirmar que essa assistência possibilitou melhorar todo o processo”, afirma.

Com a melhora na organização da propriedade, a qualidade de vida do produtor rural e sua família também tiveram um ganho. Após pouco mais de 1 anos de assistência, Schenkel recomenda a assistência do Senar/MS.

“O setor é carente dessa visão mais empresarial. A atividade, em muitos casos, é levada de maneira mais empírica e menos profissional. O suinocultor deve se preocupar muito com isso. É o futuro do empreendimento, é a sustentabilidade, a sequência do trabalho e o seu capital dando retorno. Vale a pena procurar profissionalizar a gestão”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e veja outros depoimentos.

Você pode ainda conferir outras reportagens sobre Suinocultura nas editorias de ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ , além da live que foi transmitida nesta terça-feira (11).

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu

Matérias Relacionadas