Logo CNA

CNA se reúne com entidade de produtores australianos
Whats App Image 2023 12 09 at 10 40 48

Encontro aconteceu durante a programação da COP 28, em Dubai

9 de dezembro 2023
Por CNA

Dubai, Emirados Árabes Unidos (09/12/2923) - A delegação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que está na COP 28 se reuniu, no sábado (9) em Dubai, com representantes da National Farmers Federation (NFF), entidade que representa os produtores rurais da Austrália.

No encontro, eles discutiram a possibilidade de cooperação futura voltada para a sustentabilidade do agro.

Neste contexto, eles mostraram sinergia em relação ao papel da agropecuária como a solução para garantir a segurança alimentar, energética e climática no mundo, a partir do potencial da atividade de redução das emissões de gases de efeito estufa.

O chefe da delegação e presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço, falou sobre o posicionamento dos produtores rurais trazido pela Confederação para a COP, defendendo a agricultura como peça-chave nas negociações climáticas.

Outro tema tratado foram os pontos importantes para setor agropecuário durante negociações na COP.

"Antes da COP já vínhamos interagindo com o governo colocando o ponto de vista do agro brasileiro e viemos trazer esse posicionamento aqui para a Conferência", disse Lourenço.

Ele também revelou as expectativas quanto à COP 30, que acontece no Brasil, em 2025. "Defendemos que os países desenvolvidos, principais responsáveis pelas mudanças climáticas, assumam suas responsabilidades perante os países em desenvolvimento. Também queremos um mercado de carbono concretizado".

Os representantes das duas delegações também trocaram informações sobre o agro nos dois países.

O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, destacou que o Brasil é um dos maiores exportadores e deve se tornar a maior agricultura do mundo em 2035.

No entanto, ressaltou a preocupação com os impactos negativos devido a medidas como a legislação antidesmatamento europeia.

"Nossa maior preocupação é que nos tirem mercados por conta de equívocos em relação ao Brasil. Temos uma das agriculturas mais sustentáveis do mundo e seremos fundamentais para a segurança alimentar mundial", afirmou.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, lembrou a evolução tecnológica do setor agropecuário que fez com que o país aumentasse sua produtividade sem precisar abrir novas áreas nos últimos anos.

"Isso aconteceu porque o produtor investiu em tecnologia na sua propriedade", disse Salvo.

Por sua vez, o presidente da NFF, David Jochinke, reiterou que a Austrália tem a mesma visão do Brasil em relação ao fato de a agricultura ter papel crucial na solução global para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. "Precisamos nos unir para assegurar o espaço da agricultura".

Também participaram do encontro o diretor executivo Tony Maher, o analista de políticas sênior Harry Young, e a responsável pelo escritório da CNA, em Dubai, Ana Fruci, e o diretor do Sindicato Rural de Maringá (PR), Ágide Eduardo Meneguette.

Dia do Agro - A CNA realiza, no domingo (10), o Dia do Agro. O encontro começa às 9h (horário de Dubai) no pavilhão do setor produtivo brasileiro e reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros, além de representantes do governo, embaixadas, organismos internacionais, empresas, entidades do setor e produtores rurais para discutir temas voltados para a produção sustentável no Brasil e no mundo.

Haverá cinco painéis sobre os seguintes temas: “O desafio de conciliar segurança alimentar e energética”; “Mercado de carbono e perspectivas para o agro”; “Transição Energética - Potencialidades do Agro Brasileiro”; "Transparência do agro"; e “Geopolítica da Segurança Alimentar”. Veja a programação aqui .

Áreas de atuação