CNA promove debate sobre Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados
Live realizada na quinta (4) também discutiu o posicionamento do café nas rodadas de negociação
Brasília (04/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu especialistas na quinta (4), durante uma live, para debater sobre a 4ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados e como posicionar o produto durante as rodadas de negociação e no mercado internacional.
O Cupping é promovido pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do projeto Juntos pelo Agro.
A iniciativa vai ocorrer durante a programação da Semana Internacional do Café (SIC), de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 19 de setembro. Clique aqui e saiba mais.
A assessora técnica da CNA Raquel Miranda conduziu o debate e afirmou que o cupping promove a valorização de cafés diferenciados e é uma oportunidade para o produtor fechar negócios.
“O nosso cupping não tem como foco apenas os cafés especiais, mas também os diferenciados, que vão além dos atributos sensoriais, de aroma e sabor na xícara. São café produzidos por mulheres, jovens, que possuem indicação geográfica, ou que passaram por práticas sustentáveis, por exemplo”.
Raquel Miranda disse que, para participar da iniciativa, os cafés arábica precisam ter pontuação acima de 80 e a espécie canéfora acima de 75 pontos. E enfatizou que os produtores que forem selecionados para participar do evento devem garantir pelo menos uma saca de café para comercializar durante a SIC.
Em seguida, o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Fabrício Andrade, destacou que o cupping é um projeto com foco na agregação de valor para o cafeicultor brasileiro, com o objetivo de proporcionar margens melhores e menos riscos para a atividade. Para ele, o produtor deve usar o cupping como uma ferramenta de aprendizado, motivação e comercialização do seu produto.
“Quando falamos em valor agregado, o café precisa ser diferente em relação ao que é considerado padrão, uma commodity. Os componentes de diferenciação estão relacionados às necessidades dos compradores. Então o primeiro passo para entrar nesse mercado é entender o interlocutor e suas preferências”.
Segundo Fabrício, existem três componentes de valor relacionados aos cafés diferenciados. O primeiro é o atributo intrínseco, que envolve a qualidade, aparência, pontuação, umidade do café. O segundo é o extrínseco, que diz respeito à história do produtor, rastreabilidade e certificação. E por fim o relacionamento, que está baseado em diálogo, bom serviço e em como o cliente se sente ao fazer negócios.
Sobre o cupping, o presidente da comissão alertou os produtores sobre a custódia do café. “É imprescindível que a amostra que chegar na Semana Internacional do Café seja a mesma que será comercializada caso o produtor feche negócio. Qualquer erro nesse sentido pode comprometer a imagem do produto e da propriedade”.
Já o consultor em cafés especiais Marcos Reis informou que o produtor que se inscreveu no cupping precisa estar atento ao edital e a critérios como o teor de umidade do grão, que geralmente é de 10,5% até 12%. Outros pontos mencionados foram a uniformidade dos grãos, padrão de cor e aspectos. O percentual de defeitos e a peneira do café também foi citado pelo especialista.
De acordo com Marcos, o mercado de cafés especiais e diferenciados tem evoluído e exigido outros fatores além da pontuação, como a história do produtor e a experiência por trás do café. “No mercado internacional, esse aspecto tem sido muito procurado. Inclusive, temos visto um número cada vez maior de microtorrefações e cafeterias nacionais participando de cuppings e rodadas de negócio para entender melhor”.
Durante a live, o consultor disse ainda que o produtor precisa estar atento ao mercado, saber os preços atuais, quais são as tendências e ter o custo de produção na mão para estabelecer uma meta de margem em cima do café.
Para mais informações e detalhes sobre as inscrições do Cupping acesse aqui.
Assista a live na íntegra: