Inscrições para o Cupping de cafés diferenciados estão abertas

Interessados têm até 19 de setembro para se inscrever

Por CNA 26 de agosto 2025
Compartilhe:
Cupping cafe

Brasília (25/08/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está com as inscrições abertas para o 4º Cupping em Negócios de Cafés Diferenciados, que será realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), entre 5 e 7 de novembro.

Os interessados têm até o dia 19 de setembro para se inscrever e enviar suas amostras. Os interessados devem realizar a inscrição on-line, conforme regulamento. Após a curadoria, será divulgada a agenda das sessões de cupping e rodadas de negócios durante a SIC.

O evento é gratuito e será realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)

As informações completas sobre participação, critérios técnicos e prazos estão disponíveis na página do evento.

Conexão - A iniciativa conecta os produtores a compradores nacionais e internacionais, de forma direta, e amplia as oportunidades de comercialização para cafés com maior valor agregado.

“O café especial é o cartão de visita que apresenta o potencial do produtor ao mundo. Mesmo quando a venda não acontece na hora, ele abre portas duradouras para diferentes perfis de produto, desde os microlotes aos lotes comerciais. Quem participa volta para casa com negócios e com a agenda cheia de potenciais parceiros comerciais”, afirmou Raquel Miranda, assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA.

Um dos destaques da edição de 2025 será a integração dos finalistas do Coffee of the Year às rodadas de negociação do Sistema CNA e FAEMG. A presença de amostras de altíssima qualidade nas mesas de degustação deve atrair compradores interessados nesse perfil de café, que consolida o evento como um dos principais ambientes para fechamento de negócios e construção de parcerias duradouras.

O desempenho da última edição reforça a relevância do encontro. Em 2024, apenas nos três dias da SIC, foram movimentados US$6 milhões em negócios, com desdobramentos que elevaram o montante para US$ 57 milhões nos meses seguintes.

Mobilização - Para este ano, a CNA, em parceria com o Sebrae e especialistas de mercado, intensificou a mobilização de torrefações e traders do Brasil e do exterior, com atenção especial ao fortalecimento do mercado interno. A expectativa é receber um público comprador qualificado e numeroso nas sessões de degustação e rodadas de negociação.

Ao apresentar seus cafés nas mesas de cupping, o produtor fortalece sua marca, cria relacionamento e estabelece canais diretos com torrefadores e importadores. Mesmo quando não há fechamento imediato de negócios, as portas permanecem abertas para futuras oportunidades, até mesmo para cafés que não sejam especiais do ponto de vista sensorial, mas que agregam valor pela consistência, origem e regularidade de fornecimento.

A experiência das quatro edições anteriores mostrou que o café especial funciona como um cartão de visita que atrai a atenção dos compradores e abre espaço para a negociação de cafés padrão comercial (commodity) em maiores volumes.

Contato para dúvidas: raquel.miranda@cna.org.br