Logo CNA

CNA participa de visita técnica em propriedade de pequenas culturas na Espanha
Visita tecnica

IV Cúpula Global foi realizada de 5 a 9 de fevereiro, em Madri

9 de fevereiro 2024
Por CNA

Brasília (09/02/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encerrou, na sexta (9), sua participação na reunião da IV Cúpula Global sobre Uso de Pequenas Culturas, com uma visita técnica a propriedade rural com projetos experimentais na Espanha.

O grupo conheceu a produção de pequenas culturas, na cidade de Albalat de la Ribera, próxima a Madri. Na propriedade, da Associação Valenciana de Agricultores (AVA-Asaja), que conta com cerca de 20 mil membros, eles visitaram a lavouras de citros, avocado e romã.

Visita na propriedade da AVA-Asaja Visita na propriedade da AVA-Asaja

“As propriedades são voltadas para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e transferências de tecnologias voltados para o uso eficiente do solo, melhoramento genético e compreensão da fisiologia de culturas subtropicais e temperadas para ampliar a produção de forma sustentável”, destacou a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca.

Produção de azeitonas na Espanha Produção de azeitonas na Espanha

Pequenas Culturas - A cúpula internacional, realizada de 5 a 9 de fevereiro, reuniu pesquisadores, produtores, governo, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e indústrias de defensivos. De acordo com Letícia, foram apresentados os avanços obtidos ao longo dos anos em projetos de ampliação da proteção fitossanitária das pequenas culturas, ou minor crops.

A reunião também tratou das legislações que permeiam a temática. De acordo com ela, um dos desafios mapeados é a necessidade de harmonização de conceitos vinculados à ausência ou ineficiente regulação em alguns países.

Imagem

“Assim como no Brasil, o cultivo de minor crops em outros países é realizado por pequenos e médios produtores, o que amplia o desafio para a construção de um diálogo junto ao governo e indústrias, de modo a garantir o atendimento às demandas”, disse Leticia.

Para a assessora técnica da CNA, a participação do Brasil em fóruns como este é essencial, pois é uma oportunidade de compartilhar experiências e, principalmente, buscar parcerias para consolidação de projetos.

“Ainda temos muito que avançar na temática. Mas aqui conseguimos observar o quanto já avançamos e o quanto a produção brasileira tem buscado ser mais técnica, mostrando esses resultados ao mundo. O Brasil possui legislação específica, na qual já é estabelecido um procedimento para análise e ampliação do registro para minor crops”, explica.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas