CNA e Faepa discutem prioridades para impulsionar produção de cacau no Pará
Encontro aconteceu na sede da Faepa, em Belém
Brasília (01/12/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou, na segunda (1º), de reunião na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), com produtores de cacau do estado para discutir uma agenda prioritária para o setor, em Belém (PA).
O encontro teve como objetivo avançar de forma conjunta na priorização desses desafios, bem como aprofundar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva do cacau no Pará.
O encontro é um desdobramento de uma reunião iniciada em outubro, em Brasília, quando a CNA recebeu uma comitiva de produtores paraenses para debater os desafios da cacauicultura no estado.
A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, afirmou que a discussão apontou a necessidade de trabalhar questões estruturantes na cacauicultura paraense para permitir seu desenvolvimento, como riscos fitossanitários, regularização fundiária, aprimoramento das estatísticas, melhoria do acesso ao crédito, autossuficiência na produção e mitigação dos riscos.
“Ao priorizarmos os problemas que são verdadeiramente estruturantes, desde a lavoura até o mercado, conseguimos garantir que cada esforço se traduza em um desenvolvimento sólido e sustentável para o cacau do Pará, além da devida valorização do cacauicultor nacional", ressaltou.
“A ideia central é que o foco não seja somente diagnosticar, mas também priorizar, direcionar e encaminhar soluções práticas, capazes de fortalecer a cacauicultura no estado e gerar ações concretas de impacto”, disse a assessora.