Logo CNA

CNA participa de seminário sobre infraestrutura e logística no agro
Seminario logistica esalq

O evento foi promovido pelo Grupo Esalqlog, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na terça (4)

5 de abril 2023
Por CNA

Brasília (05/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abordou as ações prioritárias para o escoamento da produção no 18º Seminário Internacional de Logística Agroindustrial (Sila), que debateu o tema Políticas Públicas e Privadas na Infraestrutura Logística do Agronegócio Brasileiro.

O evento foi promovido pelo Grupo Esalqlog, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na terça (4).

A assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Elisangela Pereira Lopes, participou do painel “Demandas de políticas públicas dos usuários de transporte”, com o representante da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Elisangela destaca prioridades para o setor.

De acordo com Elisangela, a produção de grãos vem crescendo de forma acelerada nas últimas décadas, concentrando-se, principalmente, nas regiões de novas fronteiras, que correspondem a 71% dessa produção.

“De 2009 a 2022, as regiões de novas fronteiras produziram 8,8 milhões de toneladas por ano. Esse crescimento da produção pede infraestrutura logística para escoamento. Sem isso, não conseguimos chegar aos portos e consequentemente ao consumidor”.

A assessora técnica ressaltou as demandas e sugestões do setor para essa área, apresentadas às autoridades no documento “O que esperamos dos próximos governantes".

A publicação da CNA traz propostas como: a criação de comissões tripartites para ouvir também o usuário dos transportes; a simplificação de processos e documentos; adequação dos corredores de comércio e de exportação; além de obras prioritárias como a BR 163, Ferrogrão, BR 174 e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

O evento discutiu ainda uma agenda de políticas públicas do Governo Federal e de investimento dos governos estaduais e o cenário internacional.

Acesse o documento “O que esperamos dos próximos governantes" .

Leia mais sobre o tema:

CNA debate estradas vicinais na 24ª Marcha dos Prefeitos

CNA apresenta propostas para o setor de rodovias e ferrovias

CNA apresenta demandas para setor de transporte e escoamento da produção agropecuária

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação