Notícias
Entidades do Brasil, Argentina e Paraguai assinam manifesto sobre legislação ambiental europeia
26 de setembro 2023CNA e entidades de soja e milho da América do Sul analisam impactos da lei europeia antidesmatamento
26 de setembro 2023Hub CNA Digital lança novo desafio para startups do agro
26 de setembro 2023CNA participa de seminário sobre infraestrutura e logística no agro

O evento foi promovido pelo Grupo Esalqlog, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na terça (4)
Brasília (05/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abordou as ações prioritárias para o escoamento da produção no 18º Seminário Internacional de Logística Agroindustrial (Sila), que debateu o tema Políticas Públicas e Privadas na Infraestrutura Logística do Agronegócio Brasileiro.
O evento foi promovido pelo Grupo Esalqlog, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na terça (4).
A assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Elisangela Pereira Lopes, participou do painel “Demandas de políticas públicas dos usuários de transporte”, com o representante da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

De acordo com Elisangela, a produção de grãos vem crescendo de forma acelerada nas últimas décadas, concentrando-se, principalmente, nas regiões de novas fronteiras, que correspondem a 71% dessa produção.
“De 2009 a 2022, as regiões de novas fronteiras produziram 8,8 milhões de toneladas por ano. Esse crescimento da produção pede infraestrutura logística para escoamento. Sem isso, não conseguimos chegar aos portos e consequentemente ao consumidor”.
A assessora técnica ressaltou as demandas e sugestões do setor para essa área, apresentadas às autoridades no documento “O que esperamos dos próximos governantes".
A publicação da CNA traz propostas como: a criação de comissões tripartites para ouvir também o usuário dos transportes; a simplificação de processos e documentos; adequação dos corredores de comércio e de exportação; além de obras prioritárias como a BR 163, Ferrogrão, BR 174 e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
O evento discutiu ainda uma agenda de políticas públicas do Governo Federal e de investimento dos governos estaduais e o cenário internacional.
Acesse o documento “O que esperamos dos próximos governantes" .
Leia mais sobre o tema:
CNA debate estradas vicinais na 24ª Marcha dos Prefeitos
CNA apresenta propostas para o setor de rodovias e ferrovias
CNA apresenta demandas para setor de transporte e escoamento da produção agropecuária
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte