Logo CNA

CNA participa de reuniões de Câmaras Setoriais de Florestas Plantadas e Cachaça
50126604028 dd45722024 c

Encontros ocorreram na terça (2) e na quarta (3)

4 de maio 2023
Por CNA

Brasília (04/05/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana de reuniões das Câmaras Setoriais de Florestas Plantadas e de Cachaça para discutir demandas das cadeias produtivas.

Na terça (2), a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, acompanhou o encontro de Florestas Plantadas, que debateu a agenda setorial de mudanças climáticas, considerando os principais pleitos, desafios, atores envolvidos e negociações da Conferência das Partes (COP).

A coordenação-geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista (CGMC) do Ministério da Agricultura falou sobre o novo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, o ABC+ (2020-2030), focado em adaptação para redução da vulnerabilidade dos sistemas, frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima.

Dentre as metas do Plano estão o plantio de 4 milhões de hectares de florestas plantadas e o estabelecimento de 10 milhões de hectares de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Outros temas abordados no encontro da Câmara Setorial de Florestas Plantadas foram o cultivo e o uso de madeira de pau-brasil e as oportunidades de fomento à inovação para o setor florestal.

Já na quarta (3), Eduarda participou da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, junto com o representante da CNA na Câmara, Roger Sejas. O grupo discutiu o levantamento de dados e a elaboração do Anuário da Cachaça versão 2022/2023, realizados pelo Ministério da Agricultura, com a participação de outras entidades parceiras.

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça

Na ocasião, também foram atualizados os andamentos das ações dos Grupos Temáticos da Câmara, que tratam, entre outros assuntos, de questões relacionadas a micro e pequenas empresas; combate à informalidade, à clandestinidade e à falsificação da cachaça; institucionalização dos Arranjos Produtivos Industriais Multifuncionais (APIMs; e aumento de renda dos produtores.

Segundo a assessora técnica da CNA, outras abordagens de grande relevância para o setor são as questões ligadas à responsabilidade técnica.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte