Logo CNA

CNA participa de III Seminário de Bioinsumos no Agrofuture Summit 2021
Agrofuture Maciel

Debate foi promovido pelo grupo EducaAgro, vencedor do programa CNA Jovem

7 de outubro 2021
Por CNA

Maciel Silva

Brasília (07/10/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do III Seminário de Bioinsumos, na quinta (7), evento que fez parte da programação do Agrofuture Summit 2021.

O debate foi promovido pelo grupo EducaAgro, vencedor da quarta edição do programa CNA Jovem, e contou com a participação do coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, e da professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Regiane Cristina de Oliveira. O moderador foi o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Paulo Henrique Leme.

Maciel Silva apresentou a palestra “Qual o futuro dos bioinsumos na agropecuária brasileira?”. Ele destacou que a movimentação anual do mercado mundial de biológicos é de US$ 5 bilhões e a estimativa de crescimento desse segmento até 2030, no Brasil, é de 107%.

Segundo Silva, as categorias de biodefensivos com maior faturamento no País são binematicidas (25%), bioinseticidas (23%) e biofungicidas (22%). As culturas que mais utilizam esses produtos são a soja (46%) e a cana (20%).

O coordenador de Produção Agrícola da CNA também abordou pontos como o potencial de uso de bioinsumos além da proteção de plantas e os desafios para a construção de um ambiente organizacional e institucional para o desenvolvimento desses insumos – política de Estado, segurança jurídica e assistência continuada com mecanismos de ação e controle em todas as etapas de produção.

Outros assuntos analisados por ele foram os empenhos do Estado brasileiro para o desenvolvimento do setor e qual a solução para as inquietudes da produção on farm .

“São mercados complementares e há espaço para todos. Precisamos de acompanhamento profissional qualificado, cumprimento de manuais referendados pela pesquisa científica e vedação legal de qualquer possibilidade de comercialização. A regulamentação e a fiscalização adequada são o caminho a ser seguido”, afirmou.

A integrante do grupo EducaAgro, Ana Karoliny Bezerra, apresentou o projeto Núcleo de Inteligência em Bioinsumos (NIB), vencedor do programa CNA Jovem, aos participantes do seminário. Conforme ela, o objetivo da iniciativa é ser referência em informação qualificada sobre bioinsumos através de uma linguagem simples e acessível aos produtores rurais, construindo pontos entre a pesquisa e o campo.

“Queremos proporcionar um ambiente onde os produtores possam se conectar com especialistas que viabilizem o uso seguro dos bioinsumos e proporcionar acesso a um mercado com inúmeras possibilidades, além de ser uma voz para os produtores rurais em questões sobre bioinsumos perante as autoridades e organizações públicas e privadas”, disse ela.

Agrofuture NIB

Regiane Cristina de Oliveira fez uma apresentação sobre estratégias de controle biológico no manejo integrado de pragas. Ela falou sobre as pragas de importância econômica de maior risco fitossanitário – Lagarta-do-cartucho, percevejos e Mosca-branca –, programas de controle biológico para parasitoides de ovos e seletividade de inseticidas, herbicidas e fungicidas.

Agrofuture Summit – Considerado um dos maiores eventos do País com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio, o evento é promovido pelo Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) em parceria com outras entidades até amanhã (8).

Em formato 100% digital e gratuito, o AgroFuture Summit conta com a participação de especialistas brasileiros e de outros países para apresentação de inovações disruptivas que podem fazer a diferença no setor.

Leia mais sobre o assunto:

Bioinsumos auxiliam produtores no controle de pragas e na redução de custos

CNA destaca importância do Programa Nacional de Bioinsumos

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte