Senar anuncia os 10 destaques do Programa CNA Jovem
Divulgação foi feita no domingo (7), no último dia do encontro nacional
Brasília (08/12/2025) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) anunciou, no domingo (7), em Brasília, os 10 destaques da 6ª edição do programa CNA Jovem.
A divulgação foi feita no último dia do encontro nacional, que reuniu 62 novos líderes na sede do Sistema CNA/Senar. Os 10 destaques são da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina.
Eles foram escolhidos pelas iniciativas que mais se sobressaíram ao longo do programa.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, participou do evento e destacou a importância da Rede CNA Jovem, que hoje conta com 10 mil participantes que contribuem para o desenvolvimento do setor.
"Parabéns aos finalistas e a todos que se engajaram e que fazem parte do nosso Sistema. São todos importantes para que a gente avance no nosso setor", afirmou.
Durante a premiação, Carrara anunciou que, em 2026, o Sistema CNA/Senar vai selecionar 100 jovens das três últimas edições do programa para participar de um plano de desenvolvimento de médio prazo, com o objetivo de concluir sua formação e inseri-los no Sistema.
"Faremos um investimento para que esses jovens tenham capacitação, viagens técnicas, nacionais e internacionais, monitoria e tutoria, visando ter um grupo de lideranças formado integralmente pelo nosso Sistema".
O diretor-geral ressaltou que a seleção desses jovens será feita internamente e baseada em competências desenvolvidas ao longo das edições do CNA Jovem.
Fabíola Bontempo, diretora de Educação Profissional do Senar, explicou que 3700 jovens começaram a 6ª edição, com 62 finalistas e 10 destaques.
O prêmio dos destaques será uma missão técnica para conhecer a produção agropecuária brasileira nas cinco regiões do país em 2026 e a participação no programa Porta-Vozes do Agro.
"Tenho certeza de que desenvolvemos jovens líderes com potencial de atender nosso beneficiário, que é o nosso produtor rural, e representar o Sistema CNA/Senar”, concluiu Fabíola.
Conheça os 10 destaques da 6ª edição do CNA Jovem:
Philipe Mendes, Barra de Santana (PB). Projeto ‘RoinK’
"Foi uma jornada desafiadora e eu consegui desenvolver as habilidades e competências para chegar até aqui. Meu projeto pretende desenvolver a suinocultura, abrindo canal de comercialização. A partir de agora, a iniciativa vai caminhar ainda mais para que a suinocultura alcance novos mercados. Agradeço a todos e principalmente os produtores rurais, que são nossos beneficiários."
Sarah Gonçalves, Cuiabá (MT). Projeto ‘Jornada da Sucessão Familiar’
"A jornada do CNA Jovem foi uma construção, mas principalmente uma experiência. A minha iniciativa trata de sucessão rural e protagonismo do jovem. Agradeço a todos que abraçaram essa causa e tenho certeza de que a gente continuará fazendo a diferença no Mato Grosso e no Brasil. É uma jornada que começa aqui e temos muito trabalho a desenvolver para trazer essa mudança para o agronegócio."
Cristiano Bordignon, São Lourenço do Oeste (SC). Projeto ‘Peixe na Escola’
“Essa jornada foi muito transformadora e desafiadora desde o começo. É muito gratificante chegar ao final e conquistar esse prêmio. Eu dei tudo de mim e fiz tudo que estava ao meu alcance para alcançar o melhor resultado e ele veio. Minha iniciativa vai continuar, e a ideia é dentro de um ano expandir para o estado inteiro mudando a vida do piscicultor."
Matheus Andrade, Arco Verde (PE). Projeto ‘Rede FluiSertão’
"Quero agradecer ao prêmio e dizer que é um reconhecimento muito grande, por isso, ele vai para todos os pequenos e médios produtores da caprinocultura. É apenas o começo de uma história que está se iniciando. Muito obrigado!"
Darlan Alves, Cacoal (RO). Projeto ‘Expansão Robustas Amazônicos’
"Os próximos passos para dar continuidade a nossa iniciativa é unir mais forças com instituições para que, através de parcerias, possamos ampliar ainda mais a iniciativa para chegar a todos os produtores de Rondônia e da região amazônica."
Daniele Sousa, Itabuna (BA). Projeto ‘ViverCacau’
"Minha iniciativa é criar uma associação nacional de viveiristas de cacau. Foi um caminho muito longo até chegar aqui, com muitos desafios. Mas não cheguei sozinha: meus apoiadores e beneficiários acreditaram na iniciativa e agradeço muito por isso. Agora é seguir mobilizando viveiristas de cacau para criarmos juntos a primeira associação nacional."
Nícolas Gouvêa dos Santos, Água Doce do Norte (ES). Projeto ‘Peixe Legal’
"Receber esse prêmio é algo muito gratificante porque representa nossos produtores rurais. A partir de agora me comprometo ainda mais a melhorar a iniciativa para que ela alcance mais produtores e chegue a outros estados. Agradeço a todos que estiveram comigo. Esse prêmio representa uma dedicação e um compromisso com os produtores rurais e o agronegócio."
Larissa Moraes, Campos Dos Goytacazes (RJ). Projeto ‘Extensão Agrotécnica’
"Foi um misto de emoções receber a premiação. Sigo para fortalecer o agro fluminense e expandir minha iniciativa para outros estados. A partir de agora vamos rodar o piloto e estou muito feliz de poder fazer o agro fluminense acontecer."
Ricardo Augusto Filho, Bragança Paulista (SP). Projeto ‘RuralTime’
"Para mim foi muito emocionante, desde a etapa estadual. E ser um destaque é muito gratificante. Por isso, vou levar esse prêmio para vida inteira, porque ficou marcado para mim. Agora, os próximos passos são expandir e tornar minha iniciativa referência no turismo rural brasileiro e cada vez mais impactar mais produtores rurais."
Gabriela Gatto, Pedro Osório (RS). Projeto ‘Agro Ensina’
"É uma emoção que me deixa sem palavras. Daqui para a frente eu espero que o agro na minha região cresça ainda mais para que a gente continue fortalecendo nossa agricultura e que eu consiga cumprir meu papel de fortalecer a agricultura e de valorizar os produtores rurais."
Para saber mais sobre o programa CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/