Logo CNA

CNA participa de fórum na Expoabra
Mariza expoabra

Debate foi sobre o mercado de Cédula de Produto Rural Verde

9 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (09/09/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (8), do fórum “Tendências e Perspectivas para o Agronegócio”, durante a 30ª edição da Expoabra, realizada em Brasília.

A assessora técnica da CNA, Mariza de Almeida, debateu o mercado de Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, os principais benefícios, desafios e emissões. A CPR Verde é um título de crédito usado pelo produtor rural e demais agentes da cadeia do agro para financiar a conservação e recuperação da parcela da vegetação nativa nas propriedades.

“A CPR Verde, regulamentada pelo Decreto nº 10.828/2021, se origina da CPR tradicional, mudando as atividades associadas a cada uma delas e a necessidade de ter uma certificadora. O produtor rural se compromete a preservar o meio ambiente em troca de recursos financeiros”, explicou Mariza.

Imagem

De acordo com a assessora, os resultados esperados com a cédula verde incluem a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), manutenção ou aumento do estoque de carbono florestal e a conservação da biodiversidade, do solo e dos recursos hídricos.

Para a representante da CNA, o mercado de CPR Verde está cheio de oportunidades pela agregação de valor, facilidade para o investidor, transparência e impacto ESG. “A CNA tem buscado aproximar os produtores com a agenda de green finance e do mercado financeiro, e apoiado os interessados na estruturação da CPR Verde”.

Dentre os desafios citados estão a redução dos custos de avaliação e certificação dos ativos ambientais, mercado voluntário de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a entrada de mais certificadoras e estruturadoras no mercado e mais informações sobre o processo de emissão.

Também participaram do fórum o diretor do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Eduardo Martins, e o sócio fundador da Vision Brasil Invest, Amauri Fonseca Júnior.

Assista o debate na íntegra clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação