Logo CNA

CNA participa de evento sobre agricultura irrigada
52976644359 611ed9166b c

Encontro ocorreu na quinta (15), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em Brasília

15 de junho 2023
Por CNA

Brasília (15/06/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (15), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília, de cerimônia para celebrar o Dia Nacional da Agricultura Irrigada. O evento reuniu especialistas e representantes do governo e setor produtivo para debater a importância da irrigação para o país.

O presidente da CNA, João Martins, esteve na abertura do encontro, juntamente com o ministro da Integração, Waldez Góes, o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, o diretor de Irrigação da Codevasf, Hugo Napoleão, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva, a diretora-presidente da ANA, Verônica Sanches, e o diretor-geral do DNOCS, Fernando Marcondes.

No evento, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, destacou o potencial da irrigação brasileira para incrementar a produtividade agrícola em um momento que um dos principais temas discutidos na atualidade é garantir a segurança alimentar no mundo. “Como esse é um grande desafio no momento, nada melhor que usar essa tecnologia a nosso favor”, destacou.

Segundo ele, o Brasil utiliza pouco mais de oito milhões de hectares de produção irrigada, mas há potencial para chegar a 55 milhões de hectares.

Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA

Lucchi mencionou que “é notória a capacidade da irrigação de desenvolver regiões”, e citou como exemplo o Vale do São Francisco, onde há exemplos de elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) devido às políticas regionais bem estruturadas de irrigação.

“O dia de hoje é para comemorar e parabenizar todos aqueles que fazem a irrigação no Brasil, mas para que nós também usemos esse dia para definir políticas estruturantes para avançar mais rápido e utilizar todo esse potencial que o país tem”.

Também acompanharam o evento o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, o coordenador de Sustentabilidade, Nelson Ananias, e a assessora técnica Jordana Girardello.

Na sexta (16), a CNA promove o workshop “Setor Agropecuário e a Gestão de Água”, na sede da entidade, em Brasília, para discutir a Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos de gestão, como parte da comemoração do Dia Nacional da Agricultura Irrigada.

Fotos do encontro

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação