07/12/2018

CNA participa de encontro de associações de irrigantes

Brasília (07/12/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta quinta (6) do 1º Encontro de Associações de Irrigantes do Brasil, em Brasília, que reuniu as principais entidades do segmento no país.

No evento, eles discutiram um documento com o posicionamento do setor para o próximo governo.

“Nos últimos anos, a irrigação ficou um pouco esquecida por parte do governo, sem políticas de apoio ou incentivo, então o objetivo desse encontro é apresentar ao novo governo quais as principais demandas do setor”, disse a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Ana Valentini, que coordenou a reunião.

Um dos pontos do documento trata do desenvolvimento de infraestrutura básica, principalmente de fornecimento de energia. Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, a agricultura irrigada depende da disponibilidade, da qualidade e do custo da energia.

“A energia é um elemento vital para o desenvolvimento da agricultura irrigada. É preciso estabelecer um planejamento estratégico bem estruturado, que projete o crescimento das demandas enérgicas nos diferentes setores da economia e nas diferentes regiões do país”.

Durante o encontro, o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, destacou o trabalho da entidade em debater assuntos de interesse dos produtores irrigantes.

“A CNA discute assuntos como a lei de águas, que trata da questão da outorga, do enquadramento, da cobrança pelo uso do recurso. Nós também incentivamos o uso da tecnologia na irrigação e o lançamento de equipamentos mais eficientes que auxiliem na conversão da água em alimentos”.

Outra proposta da carta que será entregue ao governo é transferir do Ministério da Integração Nacional para o Ministério da Agricultura a responsabilidade de conduzir a Política Nacional de Irrigação.

“Há um consenso geral de que isso precisa mudar. A irrigação faz parte da agricultura, do pequeno, médio e grande produtor, então elas precisam caminhar juntas”, afirmou o secretário executivo da Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes de Mato Grosso, Afrânio Migliari.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419/1411
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também