Logo CNA

CNA participa de debate para construção de projeto de adaptação às mudanças climáticas na cacauicultura
Workshop cacau ceplac iica

Confederação é uma das instituições que está colaborando para a construção da iniciativa em parceria com IICA e Ceplac

14 de março 2024
Por CNA

Brasília (14/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do workshop de lançamento do projeto “Mitigação e adaptação às mudanças climáticas" do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na quarta (13).

A iniciativa pretende fortalecer a capacidade adaptativa e reduzir a vulnerabilidade das comunidades cacaueiras às mudanças climáticas, com foco nas regiões Transamazônica do Pará (Bioma Amazônia) e Sul da Bahia (Bioma Mata Atlântica).

O encontro reuniu produtores e representantes do governo, instituições de pesquisa, indústrias, entre outros, para levantamento de percepções do setor para construção coletiva do projeto.

Os participantes debateram pontos estruturantes da construção do projeto, como : cadeia de valor e qualidade do cacau; viabilidade econômica dos Sistemas Agroflorestais (SAF) com cacau e o papel do setor financeiro; evolução da adaptação; e vulnerabilidade da cadeia produtiva do cacau frente às mudanças climáticas.

A assessora da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Fonseca, afirmou que, após o debate, alguns pontos se destacaram como fundamentais à organização setorial, entre eles a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

Letícia ressaltou que outros pontos receberam destaque na discussão. A relevância da assistência técnica como agente de capacitação e acesso à informação. A regularização de terras e o direito à propriedade, um gargalo para a cadeia no que diz respeito ao acesso ao crédito para custeio e investimento no meio rural, seja este público ou privado.

A necessidade de definições mais claras sobre o que são os arranjos produtivos em SAF e quais indicadores devem ser avaliados para determinar se a atividade é economicamente viável, também foram levantados no debate.

A técnica finalizou explicando por que o projeto é importante para a cacauicultura.

“A produção nacional de cacau tem buscado se profissionalizar a cada dia, com ganhos em volume e qualidade atrelados sempre à preservação ambiental. Encontros como esse são essenciais para a atuação sinérgica entre as instituições em prol da cadeia produtiva”.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas