Logo CNA

CNA lança RetifiCAR em Minas
IMG 4298

Programa, em parceria com a Faemg, vai atender produtores rurais que precisam de orientação para retificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

26 de setembro 2023
Por CNA

Presidente Olegário/MG (26/09/2023) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na segunda (25), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), o programa RetifiCAR no município de Presidente Olegário.

A iniciativa pretende fortalecer os sindicatos rurais para auxiliar os produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e viabilizar a regularização ambiental da propriedade de acordo com o Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Imagem

“É um momento histórico porque com o RetifiCAR estamos prestando um serviço com resultado imediato, possibilitando que o produtor entenda a importância de seu CAR,” afirmou Claudia Mendes, assessora de Sustentabilidade da CNA.

Ela fez uma apresentação e explicou que o CAR é a primeira etapa da regularização ambiental da propriedade e precisa ser vencida para destravar todo o processo, permitindo que os produtores acessem os benefícios de um Cadastro ativo e de uma propriedade ambientalmente regular.

“O RetifiCAR vai fortalecer os sindicatos rurais para que eles prestem esse importante serviço aos produtores e, assim, eles consigam continuar produzindo com sustentabilidade ambiental.”

Imagem

Em Presidente Olegário, a empresa You X, contratada pela CNA para fazer a retificação dos cadastros, atendeu mais de 30 produtores.

Além do município, o programa também atenderá produtores de Lagoa Grande, Vazante e Lagamar, também em Minas.

“O maior beneficiado com esse projeto será o produtor rural que precisa desse nosso apoio para concluir essa importante etapa da regularização ambiental”, afirmou Weber Bernardes, vice-presidente secretário da Faemg.

Paulo Tolentino, presidente do Sindicato Rural de Presidente Olegário, agradeceu a CNA e a Faemg por levar o projeto ao município.

Imagem

“É um marco para nós esse momento. Temos uma responsabilidade muito grande de fazer esse projeto acontecer.”

O produtor de leite Geraldo Donizette Rodrigues disse que é importante ficar sempre atualizado e em ordem com as questões legais.

Produtor Geraldo Donizette (ao centro) foi o primeiro a fazer a retificação do CAR durante o evento. Produtor Geraldo Donizette (ao centro) foi o primeiro a fazer a retificação do CAR durante o evento.

“Fomos muito bem atendidos e digo para todo mundo procurar o sindicato para legalizar suas terras e ficar com tudo em dia.”

Waldir Tavares, também produtor da região, disse que gostou do atendimento e acredita que “vai dar tudo certo” porque o RetifiCAR vai beneficiar toda a comunidade.

Waldir é produtor de leite em Presidente Olegário. Waldir é produtor de leite em Presidente Olegário.

Próximos passos - Nas próximas semanas a CNA vai levar o RetifiCAR para municípios no Mato Grosso do Sul e em Rondônia.

Nos três estados o trabalho de retificação da empresa de consultoria terá duração de três meses em formato de rodízio entre os municípios e o atendimento dos produtores será feito por meio de agendamento dos sindicatos rurais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas