Logo CNA

CNA discute iniciativas para a cadeia da aquicultura
Pesca

Comissão Nacional se reuniu na quarta (20)

20 de março 2024
Por CNA

Brasília (20/03/2024) - A Comissão Nacional de Aquicultura da CNA discutiu iniciativas para melhoria da cadeia produtiva em reunião, na quarta (20).

O presidente da comissão, Francisco Hidalgo Farina, afirmou que construir um plano de ação é fundamental para organizar as demandas e definir as prioridades.

“Queremos trazer estabilidade à cadeia em relação à sanidade, qualidade da produção e, por consequência, mercado. Em uma cadeia ainda tão pequena a possibilidade de crescimento é real. Por isso, precisamos estabilizar a cadeia produtiva e melhorar os custos da produção.”

A regularização de protocolos sanitários de importação de pescados é uma das ações para 2024.

“A iniciativa pretende garantir a sanidade dos animais frente à introdução de doenças exóticas ou emergentes no Brasil e a qualidade do produto que chega à mesa do consumidor”, explicou a assessora da comissão, Kalinka Koza.

A comissão também discutiu licenciamento ambiental, formação técnica e iniciativas para os setores da carcinicultura (criação de camarões) e maricultura (produção de mariscos).

A comissão contou com a participação de representantes das federações de agricultura e pecuária dos estados, da diretora-geral de Aquicultura e Pesca da Embrapa, Daniele Bem Ruiz, e da coordenadora geral da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Aquicultura e Pesca, Luciene Mignani.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas