Notícias
CNA discute geração de energia elétrica no Senado
Debate tratou do PL 2.918/2021, que trata da compensação financeira pela exploração dos recursos hídricos
Brasília (16/05/2024) – O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Filho, falou sobre a importância da irrigação para a produção de alimentos, durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado, na quinta (16).
O debate discutiu o Projeto de Lei n.º 2.918/2021, que trata da compensação financeira à União, estados e municípios pela exploração de recursos hídricos para geração de energia elétrica. O projeto de lei é de autoria do senador Luís Carlos Heinze (PP/RS).
Filho afirmou que existe uma preocupação dos produtores irrigantes em relação ao que está proposto no projeto de lei, que pode trazer aumento no custo de produção. Segundo ele, a energia elétrica representa hoje aproximadamente 20% dos custos de produção.
“O produtor vem desempenhando sua função de usar água da melhor forma possível diante do seu compromisso de garantir a segurança alimentar do Brasil e os compromissos internacionais, o que nos traz essa responsabilidade diante do desmonte do sistema nacional de recursos hídricos a partir da retirada dos seus recursos.”
O coordenador argumentou que o setor agropecuário é muito mais resiliente hoje do que era anos atrás porque desenvolveu uma agricultura irrigada e o uso mais eficiente dos recursos naturais, principalmente a água.
“A irrigação e o uso da água não estão apenas na questão produtiva, mas nas metas brasileiras e no Plano ABC. A irrigação está hoje incluída no Plano como tecnologia que verticaliza a produção e reduz a emissão dos gases de efeito estufa.”
Nelson Filho finalizou afirmando que o agro é contrário ao PL porque pode trazer um “grande impacto para o setor” e, consequentemente, aumentar o custo para a produção de alimentos.