Notícias
Entidades do Brasil, Argentina e Paraguai assinam manifesto sobre legislação ambiental europeia
26 de setembro 2023CNA e entidades de soja e milho da América do Sul analisam impactos da lei europeia antidesmatamento
26 de setembro 2023Hub CNA Digital lança novo desafio para startups do agro
26 de setembro 2023CNA discute demandas para setor de cana-de-açúcar

Comissão Nacional se reuniu na terça (28)
Brasília (28/02/2023) – A Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA tratou, na terça (28), das demandas para a cadeia produtiva em 2023 e as perspectivas para a próxima safra.
Os participantes apontaram alguns temas que precisam receber atenção esse ano como a melhoria nos recursos para a produção de cana, principalmente para os pequenos e médios produtores, questões fundiárias e a reforma tributária.
O presidente da comissão, Nelson Perez Júnior, ressaltou a importância de se criar um índice voltado à melhoria da remuneração dos produtores rurais. “Temos que pensar em uma solução, como um índice indexador, para balizar os preços e oferecer uma remuneração mais justa para o produtor de cana”.
Além disso, a comissão pretende continuar o trabalho em pautas prioritárias para o setor, como a busca pela garantia e segurança jurídica da participação dos produtores independentes nas receitas geradas pelos Créditos de Descarbonização (CBios).

Outros temas também estão sendo mapeados como a promoção e competitividade de biocombustíveis e o fomento à geração de energia elétrica com uso de resíduos de cana e seguro rural.
A comissão discutiu ainda a projeção da safra com a apresentação do técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rafael Fogaça. Segundo ele, é possível ter variações nas estimativas desde o último levantamento feito pela Conab em novembro de 2022 e publicado em dezembro.
A principal mudança foi no estado de São Paulo, que retomou a produtividade devido à melhora nas condições climáticas. A previsão para o fechamento da safra é de um aumento de 25 milhões de toneladas de cana em relação ao ciclo anterior, que foi de 578 milhões. O quarto e último levantamento será publicado em 19 de abril.
Em relação à safra 2023/2024, Fogaça disse que a Conab vai iniciar o levantamento agora em março e publicar a primeira estimativa no dia 26 de abril.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil