CNA destaca desafios do setor leiteiro no 3º Fórum Nacional do Leite

Tributação, crédito rural e defesa comercial foram os principais pontos abordados

Por CNA 26 de setembro 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 09 26 at 11 09 02

Brasília (26/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da 3ª edição do Fórum Nacional do Leite, realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), na quarta (24) e na quinta (25), na sede da Embrapa, em Brasília.

O evento contou com a presença de produtores, profissionais, líderes e especialistas do setor para discutir a importância do leite como alimento saudável, modernização da legislação, tecnologia e qualidade, entre outros temas.

Na quinta (25), o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, palestrou sobre os desafios do produtor rural brasileiro na cadeia do leite. Ele abordou o cenário econômico nacional, destacando que a questão fiscal é um problema para o país, uma vez que o aumento da tributação impacta na alta da inflação, da taxa Selic e, principalmente, do crédito.

Imagem

Nesse contexto, Bruno apresentou dados do desempenho do Plano Safra 2025/26, que registrou queda de 33% em relação ao ciclo anterior. O diretor avaliou que a redução é resultado de diversos fatores, como seguro rural insuficiente, análise mais rígida pelas instituições financeiras, limites de crédito mais baixos e exigências de maiores garantias reais.

“A queda da tomada de crédito pelo produtor rural dificulta o aumento da competitividade dentro da propriedade”, esclareceu.

Em sua palestra, Bruno Lucchi também pontuou sobre os temas ambientais que têm sido discutidos no país e que não valorizam o agro e não reconhecem as práticas sustentáveis de produção, como o Plano Clima.

Por fim, o representante da CNA trouxe um panorama sobre ações de defesa comercial da entidade e do setor leiteiro e a investigação de dumping contra o leite em pó importado do Mercosul. “A mudança de entendimento do MDIC sobre a semelhança entre leite em pó e leite fluido prejudicam ainda mais o processo”, disse.

Áreas de atuação relacionadas