Logo CNA

CNA defende inconstitucionalidade do tabelamento obrigatório do frete
IMG 6448

Confederação participou na terça de evento sobre os impactos econômicos da medida para o agro

18 de fevereiro 2020
Por CNA

Brasília (18/02/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu a inconstitucionalidade do tabelamento obrigatório do frete, durante seminário promovido pelo Portal Jota.

O evento “Impactos Econômicos do Tabelamento do Frete para o Agro” ocorreu na terça (18), em Brasília, e teve o apoio da CNA.

"Nós defendemos a inconstitucionalidade da lei desde a edição da medida provisória. Entendemos que a mora no julgamento causa extrema insegurança jurídica”, afirmou o chefe da Assessoria Jurídica da Confederação, Rudy Ferraz.

Rudy Ferraz, chefe da Assessoria Jurídica da CNA.

Rudy Ferraz, chefe da Assessoria Jurídica da CNA.

As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) protocoladas pela CNA, CNI e ATR Brasil seriam analisadas pelo STF na quarta (19), mas o julgamento foi adiado pelo ministro relator, Luiz Fux, que marcou uma audiência de conciliação para o dia 10 de março.

"O momento é propício para o julgamento definitivo da ação, porque resolve não apenas a questão do tabelamento, mas traz segurança jurídica para a sociedade”, ressaltou Rudy.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, e o diretor jurídico da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Alexandre Perlatto, também participaram do seminário e concordam com o posicionamento da CNA de que o tabelamento do frete traz prejuízos para o agro.

“O tabelamento abalou o sistema de venda antecipada, gerou mudanças estruturais em um sistema que funcionava muito bem. Ele não é bom para nós, para o produtor e nem para o sistema de transporte rodoviário”, afirmou Nassar.

“Quando o Estado vem e coloca a mão de forma abrupta não dá certo. O tabelamento veio em um momento que o governo estava acuado, mas agora, o momento é outro e não há razão para o STF não resolver”, destacou Perlatto.

Durante o debate houve sugestões sobre a capacitação e organização dos profissionais autônomos em grupos ou cooperativas para facilitar a contratação do frete e, ainda, a discussão do tema no Legislativo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas