Logo CNA

CNA debate reforma tributária na Abertura da Colheita da Soja
Renato conchon

Coordenador de Assuntos Econômicos falou sobre as três principais propostas que estão em discussão no Congresso Nacional

4 de fevereiro 2021
Por CNA

Brasília (04/02/2021) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (4), da Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 2020/2021, promovida pela Aprosoja Brasil e Canal Rural, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

O coordenador de Assuntos Econômicos da CNA, Renato Conchon, foi um dos palestrantes do terceiro painel, que debateu, de forma virtual, as premissas e impactos das propostas de reforma tributária para o agronegócio. O presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, também participou da discussão.

Renato falou sobre as três principais propostas que estão em discussão no Congresso Nacional: a PEC 45/2019, a PEC 110/2019 e o PL nº 3887/2020. Ele destacou que a CNA apoia a reforma, desde que simplifique tributos e não aumente a carga tributária para o setor e para a sociedade.

Segundo Conchon, a PEC 45, da Câmara, propõe a unificação de cinco tributos em apenas um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Na sua avaliação, esta é proposta que traz mais prejuízos. Entre os pontos de atenção estão o aumento da carga tributária, uma alíquota única de 25% e o fim da desoneração da cesta básica. O texto também prevê que os produtores rurais (pessoas físicas) passam a ser contribuintes do IBS.

Já a PEC 110, do Senado, traz como principal proposta também a criação do IBS, com a extinção de nove tributos. “Os principais pontos são alíquota diferenciada para alimentos e medicamentos. Para alguns insumos, não haverá direito a crédito (monofasia) e os produtores rurais pessoas físicas não serão contribuintes do IBS”, disse o coordenador.

A terceira e última proposta apresentada foi o Projeto de Lei 3.887/2020, do Governo Federal. De acordo com Renato Conchon, o texto institui a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que incidirá sobre a receita bruta de bens e serviços (inclusive nas importações) e receitas decorrentes de acréscimos (multas e encargos).

O representante da CNA afirmou que o setor como um todo (representantes dos produtores, cooperativas, agroindústrias, exportadores e insumos) elaborou um documento com sugestões de mudanças para as três propostas da reforma e encaminhou ao Congresso. “Fizemos um documento robusto, com dados e análises, mas cabe ao órgão decidir qual proposta vai avançar e se vai acatar as sugestões”.

Por fim, Conchon disse que a preocupação do setor é que as propostas comprometam a competividade do Brasil no exterior. “Nós queremos concorrer com outros países agrícolas que são altamente subsidiados e possuem infraestrutura condizente com a realidade, o que não temos aqui”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação