Logo CNA

CNA debate importância da distribuição veterinária para sanidade animal
Andav2

Diretor técnico adjunto da entidade moderou um dos painéis de evento promovido pela Andav

22 de junho 2021
Por CNA

Brasília (22/06/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (22), do evento Distribuição Veterinária, promovido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

O diretor técnico adjunto da Confederação, Reginaldo Lopes Minaré, foi o moderador do painel “A importância dos distribuidores de insumos agropecuários para o aumento da produtividade e sanidade animal”.

Ele destacou a importância do tema para a pecuária no Brasil, levando em consideração as dimensões territoriais e a preocupação com a sanidade do rebanho.

“Estamos falando de um desafio gigantesco de distribuir insumos em um país como o Brasil, que possui estados maiores que países como Alemanha e França. É um desafio que exige uma rede de distribuição e de frios muito bem afinados para que produtos, como as vacinas, cheguem às propriedades rurais em condições adequadas.”

O painel contou com a participação do zooctenista e gerente comercial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), João Gilberto Bento, do CEO da Agro Sandri, Thiago Ramos, e do supervisor de pecuária da MultiAve, Danyllo Pereira.

Para os profissionais, a distribuição veterinária está presente no dia a dia do produtor rural e tem contribuído para que o país alcance o status de livre de doenças como a Febre Aftosa.

“A rede de distribuição é um item estratégico na genética e na nutrição animal. É um elo da cadeia que puxa o setor, porque o insumo tem que estar disponível. Sem esse setor não andamos e, para continuarmos sendo competitivos, a qualidade sanitária do rebanho é fundamental”, afirmou João Gilberto Bento, da ABCZ.

Danyllo Pereira, da MultiAve, acredita que o setor de distribuição veterinária leva tecnologia ao campo e está comprometido com o resultado do produtor rural.

“Esse setor junta as pontas entre indústria e distribuição para levar tecnologia ao produtor. Venceu os desafios logísticos, em um ambiente de pandemia, com muito mais restrições para prover a tecnologia que o campo precisa. É um setor que une produto e serviço, e com uma equipe treinada, com linguagem técnica e focada no resultado, conquista o cliente.”

Na avaliação de Thiago Sandri, CEO da Agro Sandri, é fundamental continuar levando esse conhecimento e apoiando a cadeia da pecuária. Ele ressaltou que a rede bem capacitada e organizada consegue chegar a todo o País.

“A distribuição é uma engrenagem necessária que precisa estar tecnificada para levar o melhor protocolo ao produtor, porque ele vai à revenda procurando uma solução para seu problema. O distribuidor bem habilitado e capacitado vai levar informação que gere resultados aos produtores.”

Reginaldo Minaré reforçou que a sanidade é um trabalho constante, por isso a importância da proximidade do produtor com o distribuidor na ponta.

“Não é porque a cadeia evoluiu e ganhou mercados que pode afrouxar os cuidados. Na realidade é o contrário, quanto mais se cresce, mas exigente fica o padrão de sanidade. Por isso, a CNA se coloca à disposição para trabalharmos juntos com a Andav dentro de um cenário colaborativo que faça o sistema funcionar bem”.

O encontro faz parte de uma série de eventos digitais, o Conexão Andav, promovido pela Associação para conectar os diferentes eixos da cadeia produtiva do agronegócio. Contou com dois blocos de debate e a presença de profissionais dos setores público e privado.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas