Logo CNA

CNA debate direito de propriedade e segurança jurídica no agro
Whats App Image 2023 03 29 at 15 57 20

Entidade participou de painel no Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio

30 de março 2023
Por CNA

Brasília (30/03/2023) – O diretor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rudy Ferraz, participou de debate na 3ª edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, na quarta (29), em Brasília.

O evento, que teve o apoio da CNA, foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) e reuniu professores, especialistas do agro, advogados e ministros do poder judiciário para discutir assuntos como mercado de carbono, direito de propriedade, reforma tributária e regimes fiscais, bioeconomia e o futuro das cadeias agroindustriais.

Rudy foi um dos debatedores do terceiro painel sobre “Direito de Propriedade, Segurança Jurídica e Investimentos”. Participaram o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas e o CEO da Ceres Investimentos, Guilherme Rodrigues da Cunha. O advogado Fábio Medina Osório moderou a discussão.

Em sua fala, o diretor jurídico da CNA, afirmou que muitos temas discutidos no judiciário e que têm impacto no setor agropecuário estão associados ao direito de propriedade e, portanto, à segurança jurídica para que o “produtor consiga captar recursos, investir em tecnologia e no desenvolvimento da produção sustentável”.

Rudy explicou que o direito de propriedade é o principal insumo para o produtor rural brasileiro e um dos temas que mais preocupa o setor é o marco temporal (de 5 de outubro de 1988) para o processo de demarcação de terras indígenas, um referencial insubstituível para os títulos de propriedade e um importante instrumento de conciliação e de diálogo para solução dos conflitos.

Imagem

Durante o debate, Ferraz citou o caso da Raposa Serra do Sol e o precedente jurídico-constitucional que ele trouxe. “Naquele momento o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu balizas sobre como poderia se desencadear o processo de demarcação de terras indígenas”.

Rudy esclareceu que em 2009 algumas questões jurídicas e constitucionais foram resolvidas e o setor acreditava que a situação estava concretizada, mas, em 2021, a Suprema Corte decidiu rediscutir o marco temporal diante das mais de 400 reivindicações de novas áreas.

“A maioria dessas áreas estão na região Centro-Sul do país onde há uma concentração da produção agrícola. Então é uma preocupação para nós porque sem previsão do que é ou não uma terra indígena e como se dá esse processo, não há uma condição básica de garantia de propriedade do produtor”.

O representante da CNA informou que o julgamento do processo em 2021 resultou em um voto reconhecendo a constitucionalidade do marco temporal e outro voto não. A expectativa é que o processo volte a ser discutido no primeiro semestre desse ano.

“A nossa expectativa é que tanto o STF reafirme a jurisprudência do marco temporal como também o Congresso Nacional avance na discussão. Uma eventual derrubada do marco temporal pode causar instabilidade jurídica no setor e com isso não teremos a previsibilidade que tanto desejamos”, concluiu.

A CNA também debateu reforma tributária durante o Congresso. Veja o link da matéria: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cna-participa-de-debate-sobre-reforma-tributaria-no-congresso-brasileiro-do-direito-do-agronegocio

Assista ao Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas