Logo CNA

CNA participa de debate sobre reforma tributária no Congresso Brasileiro do Direito do Agronegócio
Whats App Image 2023 03 29 at 15 57 17 1

Evento ocorreu na quarta (29), em Brasília

29 de março 2023
Por CNA

Brasília (29/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (29), de um debate sobre o tema “Reforma Tributária e Regimes Fiscais Especiais”, no Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, que acontece em Brasília. A CNA é uma das entidades que apoia o evento.

O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, foi o moderador do painel, que teve a presença de João Lima Junior, sócio do escritório Lima Junior Domene e Advogados Associados; José Francisco Barreto, gerente tributário da Amaggi; e Paulo Vaz, professor do Insper e sócio do VBSO Advogados.

Na abertura do debate, Conchon reforçou a necessidade de construção de uma reforma tributária que viabilize a produção agropecuária, a partir de um modelo que respeite as particularidades do ago. “As peculiaridades devem ser observadas. Por isso devemos discutir um tratamento diferenciado para pautar o Congresso Nacional com nossas observações e sugestões para viabilizar a reforma”, ressaltou.

Paulo Vaz afirmou que a reforma é fundamental, mas precisamos saber qual reforma queremos. Queremos aumentar arrecadação ou trazer mais eficiência para o país? É necessário levar em consideração o ambiente que estamos vivendo hoje”.

Segundo José Francisco Barreto, o agro terá aumento não apenas de carga tributária e dos custos de produção, pagará mais caro para captar recursos para investir na produção com a PEC 45 e a PEC 110, que propõem a criação de impostos únicos (IVA e IBS) na faixa de 25%.

“É preciso sim um tratamento diferenciado porque o setor é diferente. Países com sistemas de imposto único dão esse tratamento ao agro. A preocupação do setor faz todo sentido e precisa ser levada a sério”, afirmou.

Barreto disse também que o repasse do aumento da tributação na exportação de commodities não depende do produtor, mas sim do mercado internacional.

Já João Lima Júnior avaliou que os pequenos produtores, que são a maior parcela do agro, serão os mais prejudicados. “Não podemos regredir porque o que temos hoje são conquistas da sociedade, do agro e do cidadão que tem de comer”.

Ele também acrescentou que os consumidores terão aumento do custo com repasse do aumento tributário nos preços dos alimentos.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte