Logo CNA

Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do SENAR começa a virar realidade
Centro excelencia web 0 96829100 1515060973

Ato simbólico marcou início das obras durante a Dinapec 2017, em Campo Grande

9 de março 2017
Por Senar

O descerramento simbólico de uma placa marcou o início das obras de construção do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), nesta quarta-feira (08/03), durante a abertura da Dinapec 2017 – Dinâmica Pecuária na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. “Daqui a 10 anos a agropecuária será diferente. E para atender às demandas do futuro o caminho é a educação”, destacou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins.

Há três anos o Sistema CNA/SENAR decidiu investir em escolas de excelência voltadas para as cadeias produtivas do agro. “Aqui vamos investir em educação presencial, não só do técnico. Vamos aproveitar essa estrutura, essa interação com a Embrapa, a qualidade das empresas rurais e a expertise do SENAR para formar também instrutores, produtores e trabalhadores, gerando uma grande rede de profissionais que conheçam pecuária de corte com link em gestão”, explicou o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara.

Segundo ele, durante mais de 20 anos o SENAR investiu em Formação Inicial e Continuada voltada para ações operacionais, para o dia a dia do trabalhador rural. “No entanto, em função do desenvolvimento tecnológico da agropecuária brasileira, identificamos uma lacuna nessa área de ensino técnico. Precisamos de mais técnicos para atender os produtores que não estão ainda inseridos na tecnologia”, acrescentou Daniel Carrara.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, reforçou a importância da instalação do Centro de Excelência do SENAR na área da Embrapa. “Esse Centro supre uma lacuna ao promover a difusão de tecnologia”.

“Este é apenas um ato simbólico em relação a uma estrutura de relevância nacional que demonstra a importância do Estado para o setor agropecuário”, ressaltou o presidente do Sistema FAMASUL– Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito.

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte ocupará uma área de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados. Terá sete blocos e uma configuração modular moderna, com laboratórios didáticos e de informática, área de convivência, laboratório de informática e pavilhão multiuso, projetado para receber atividades teóricas, práticas e operacionais.

O SENAR pretende construir mais nove centros de excelência especializados em bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, cafeicultura, ovinocaprinocultura, florestas, palma de óleo, grãos, fibras e oleaginosas, fruticultura e gestão e empreendedorismo. As obras do Centro de Excelência em Fruticultura já começaram em Juazeiro, na Bahia.

Assessoria de Comunicação do SENAR com Assessoria da Famasul
(61) 2109-4141
senar.org.br
canaldoprodutor.tv.br
facebook.com.br/SENARBrasil
twitter.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas