Logo CNA

CNA apresenta atuação para promover o comércio exterior no Congresso de Gestores da Agropecuária
DSC6466

Em 2018, o Brasil teve participação em 7,4% das exportações agropecuárias mundiais

7 de novembro 2019
Por CNA

Brasília (7/11/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou os trabalhos que realiza para promover a abertura de novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros durante o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, na quarta (6).

A coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, explicou que a Confederação tem centrado esforços em conhecer o mercado asiático com o intuito de diversificar a pauta de exportações, especialmente para a China. Desde 2009, o país é o maior parceiro comercial do Brasil.

a coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande

a coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande

“Os mercados asiáticos, incluindo os países do Oriente Médio, são vitais para o agronegócio brasileiro. Em 2018, a Ásia respondeu por 43,8% das importações de produtos agropecuários mundiais”, destacou Camila, complementando que o Brasil possui 7,4% das exportações agropecuárias em todo o mundo. “Isso comprova que há bastante espaço para crescimento”.

A certificação que comprova a origem e a rastreabilidade das raças bovinas e de produtos vegetais também foi debatida durante o evento.

O coordenador Técnico do Instituo CNA, Carlos Frederico Ribeiro, mostrou o funcionamento dos sistemas de Rastreabilidade Agri Trace Animal e Agri Trace Vegetal, desenvolvidos pelo Instituto CNA. As plataformas permitem o armazenamento de registros e informações para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva.

o coordenador técnico do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro

o coordenador técnico do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro

“A aquisição de um sistema de rastreabilidade proporciona agregação de valor aos produtos agropecuários. O aumento da renda e o acesso a novos mercados são outras grandes vantagens para o produtor rural. Além disso, possibilita que o consumidor verifique as informações desde a origem até chegar o local de consumo”, enfatizou.

O primeiro Congresso de Gestores da Agropecuária encerrará na quinta (7), em Brasília, com palestras do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Para ter acesso à transmissão das palestras do evento, clique: http://www.congressoagropecuar ...


Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Mateus Bonomi
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas