Logo CNA

Capacitação garante mercado para cafeicultores em Guaxupé
20160314152555 fileid nescafe plan interna 0 266062002015150612181

Parceria do SENAR Minas com cooperativa local vai capacitar mais de 5,5 mil produtores de café

14 de março 2016
Por Senar

Produtos confiáveis e socialmente produzidos com respeito ao homem e a natureza: esse é um dos apelos dos consumidores finais de cafés finos em todo mundo. Para atender a essa demanda e a esse novo olhar do consumidor sobre os produtos, uma nova rede de atualização e capacitação dos produtores rurais chega ao campo. Somente na Cooxupé (Cooperativa dos Cafeicultores em Guaxupé), a demanda de torrefadoras como Nestlé, entre outras, gerou desde 2012 a capacitação de três mil pessoas.

Um dos parceiros da cooperativa nesse projeto conhecido como Nescafé Plan é o SENAR Minas que, através de seus cursos, têm capacitado os cooperados em demandas exigidas pelas torrefadoras como manejo integrado de pragas e doenças, reflorestamento, uso racional da água, aplicação de defensivos e saneamento básico rural.

Segundo o gerente de responsabilidade sócio-ambiental da Cooxupé, Alexandre Monteiro, esses quesitos são essenciais para que as torrefadoras comprem o produto brasileiro. “Essa é uma demanda do consumidor final que busca um produto de qualidade, que tenha sido produzido com responsabilidade social e ambiental. Não é um modismo, mas uma tendência que veio para ficar”.

Ainda segundo Alexandre, as parcerias para o desenvolvimento desse processo são fundamentais, pois seria impossível para a Cooxupé capacitar todos os interessados nesse projeto. Em 2016 são 5.573 produtores inscritos no programa, que é dividido em 19 municípios do Sul de Minas.

O técnico agrícola, Alexandre Henrique da Silva Felis, destaca a importância das capacitações, não somente para a venda de cafés finos, mas para a garantia de mercado para os produtores. “No futuro próximo vai estar no mercado quem mantiver uma produção sustentável”. Alexandre ainda ressalta que a capacitação é um processo lento, mas contínuo. “Além dos muitos cursos já exigidos pelos compradores, outros mais deverão ser implantados em parceria com o Senar, como o preparo do café pós-colheita / terreiro de café”.

Para atender as exigências das torrefadoras, a Cooxupé passa por auditorias para certificar a veracidade das informações que comprovam se a produção é segura e de qualidade. “Porque o SENAR é nosso parceiro nesse processo? Porque a instituição tem a metodologia e a linguagem adequadas para falar com o homem do campo. Ela transmite da forma correta e faz com que o produtor aplique seus conhecimentos efetivamente na sua propriedade”, enfatizou Alexandre.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br