Logo CNA

Capacitação de mão de obra é um dos pilares do Agrihub
03112016043740 0 924010002015150610581

Uma imensa 'teia' que conecta produtores, startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores

4 de novembro 2016
Por Senar

Uma imensa ‘teia’ que conecta produtores, startups , mentores, empresas, pesquisadores e investidores, criando um ecossistema de inovação e empreendedorismo no agronegócio, a fim de conceber ou adequar soluções tecnológicas com base nas necessidades reais dos produtores. Este é o principal objetivo do Agrihub, projeto idealizado pelo Sistema FAMATO/SENAR e que foi lançado na última semana.

Neste processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) tem papel fundamental, já que toda esta alta tecnologia demanda profissionais capacitados. Segundo o superintendente da instituição, Otávio Celidonio, o desafio é entender quais são os principais gargalos para que o Agrihub priorize as startups e as soluções que serão trabalhadas. "É imprescindível que o SENAR-MT esteja junto nesse projeto. Se estamos juntos na criação destas novas tecnologias dentro do processo de criação, com certeza vamos ter mais qualidade no ensino, caminharemos juntos e quando a tecnologia chegar ao campo o SENAR-MT já terá preparado o profissional para trabalhar com estas novidades e inovações e ajudar as pessoas da melhor maneira possível".

Celidonio lembra ainda o tamanho do desafio de Mato Grosso no contexto mundial, uma vez que até 2050 a população do mundo deverá crescer em 31%, sendo que apenas 1/3 estará no campo, para alimentar 2/3 na cidade. Isso significa uma necessidade 70% maior de alimentos, 80% de energia e 55% de água.

"Todo esse processo que estamos discutindo para a melhoria da agricultura pode ser discutido dentro desta rede. Para enfrentar esse desafio é necessário ter profissionais qualificados. Agora o nosso processo é entender quais os principais gargalos dos produtores e, a partir de então começar a selecionar as soluções que serão testadas em uma safra e na seguinte já tem condições de começar a levar para o maior número de produtores. Este é o processo que depende de um teste para ver se a solução está mesmo funcionando".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas