Logo CNA

Banco Central autoriza renegociação das operações de Crédito Rural de custeio e investimento para produtores rurais afetados pela seca
Credito 0 902824002015150100791

16 de setembro 2016
Por CNA

Brasília (16/09/2016) - O Conselho Monetário Nacional autorizou, nesta quarta-feira (14/09), em reunião extraordinária, por meio da Resolução 4.519 do Banco Central, a renegociação das operações de crédito rural de custeio e investimentos contratadas por produtores rurais que enfrentaram dificuldades e prejuízos, em consequência da estiagem e seca nos estados do Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e na região Centro-Oeste.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Comunicado Técnico de sua Comissão Nacional de Política Agrícola, considerou que a medida adotada pelo governo atende à reivindicação do setor agropecuário apresentada aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fazenda.

A Resolução do Banco Central permite a renegociação das dívidas dos produtores rurais e suas cooperativas que estavam em situação de adimplência em 31 de dezembro de 2015, inclusive as operações que já haviam sido prorrogadas. Nas operações de custeio, o prazo de reembolso foi fixado em cinco anos, de acordo com a renda e a capacidade de pagamento do produtor. Nas operações de investimento, as parcelas de 2016 foram prorrogadas para até um ano após o vencimento do contrato, para cada parcela prorrogada, mantidos os encargos contratuais.

Acesse o Comunicado Técnico na íntegra (clique na imagem para fazer download do documento):

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação